09 JUL 2021
PMP lança edital da Lei Wagner de Castro na próxima semana
PMP lança edital da Lei Wagner de Castro na próxima semana
A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, lança edital para a Lei Wagner de Castro já na próxima semana. Com isso, o recurso de 100 mil reais pode ser distribuído para o auxílio da comunidade artística de Passos.
Em trabalho conjunto entre as secretarias, a pasta da Cultura e Patrimônio Histórico vem trabalhando no edital desde março de 2021. O valor a ser distribuído –  100 mil reais – é da própria Secretaria de Cultura. Os recursos que a compõem estavam destinados à realização de outros eventos, agora impossibilitados, por conta da pandemia.
“Para esse processo, nós realizamos diversas pesquisas de editais similares, em outros municípios, para utilizar como base. Também buscamos criar um edital da maneira mais simples possível, para que seja fácil de compreender. Então todas os pré-requitos necessários para os artistas conseguirem o benefício estão bem descritos no edital." contou o secretário de Cultura Pedro Silva "Gostaria de agradecer aos vereadores pela agilidade na apreciação do projeto e também toda a equipe da Cultura e as outras secretarias que nos ajudaram nesse processo", pontuou Pedro.
O edital ocorrerá em duas etapas. Na primeira, os artistas deverão preencher um formulário online de intenção, dividido entre pessoa física e jurídica.  Já na segunda etapa, os interessados deverão realizar o envio da documentação necessária.
Para quem possui dificuldades de acesso, o envio da documentação pode ser feita presencialmente, mediante agendamento, no período determinado no edital.
O pagamento do auxílio previsto pela Lei Wagner de Castro será dividido em 3 parcelas de R$ 500,00 para pessoa física e, em 3 parcelas de R$ 600,00 para pessoa jurídica.
Além disso,  o Secretário ainda ressaltou a importância da contrapartida para o município. “Além de ajudar o artista, podemos incentivar para que continuem a produzir, e realizar seus trabalhos, em benefício da população".