14 JUN 2021
“Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”
A Prefeitura de Municipal de Passos, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), unidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, trabalho e Renda - Sedest, realizará ações sociais para comemorar o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, lembrado pelo calendário mundial neste sábado (12/6).

No dia 14 de junho foi  realizado uma panfletagem no semáforo da Praça da Matriz com intuito de alertar e esclarecer sobre o enfrentamento para a erradicação  do trabalho infantil. A meta é que essa ação culmine na saída  das crianças e adolescentes do trabalho e impedir a violação de seus direitos, promovendo assim, o bom desenvolvimento físico e psíquico.

Está programado durante todo o mês de junho buscas ativas em pontos de incidências e distribuição de materiais informativos e educativos juntamente com a rede da educação.

O trabalho infantil é muito mais comum do que parece. Acontece rotineiramente nas ruas, praças, grandes eventos e, inclusive, nos bares e estabelecimentos comerciais, dentre outros. A situação de crianças e adolescentes trabalhando deve ser identificada e notificada ao Conselho Tutelar por todas as políticas públicas e pela sociedade em geral.
Uma das principais estratégias da Política Nacional de Assistência Social para enfrentar essa situação é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Este programa organiza frentes de atuação que compreendem a informação e sensibilização da sociedade por meio da realização de campanhas, a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, bem como a orientação e o acompanhamento socioassistencial das famílias, visando à proteção social, por meio da articulação com os órgãos.

As orientações e o acompanhamento destas famílias acontecem no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), presente município, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que busca a superação dessa situação de violação de direitos.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Creas ou denúncias podem ser feitas diretamente na unidade que fica na Rua: Barão Passos, 812, Carmelo, Passos/MG ou pelo telefone: (35) 3522-7047.