29 MAI 2021
Secretaria de Cultura restaura a Biblioteca Municipal da cidad

A Prefeitura de Passos, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, já começou a restauração da Biblioteca Municipal, localizada na Casa da Cultura de Passos. No espaço ainda está sendo criada a Sala do Conto e a Biblioteca Infanto Juvenil.
O secretário de Cultura e Patrimônio de Passos, Pedrinho Silva, ressalta a importância de zelar pelo acervo do município. "Essa é a primeira vez que a nossa Biblioteca recebe uma restauração. Também temos a intenção de enriquecer e dobrar o nosso acervo de livros infanto-juvenis, para que nossos jovens e crianças tenham mais acesso a literatura na nossa cidade”, afirmou o secretário.
Além disso, a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico também já realizou a transferência de cerca de 75% do acervo de documentos do Centro de Memória Antônio Teodoro Grillo para o Palácio da Cultura, bem como está fazendo a restauração da Escola Francina de Andrade e a criação do mapa cultural da cidade. Ainda, a Live de Aniversário dos 163 anos de Passos, realizada pela pasta, arrecadou cerca de 12 mil reais e 400 cestas básicas em prol dos artistas do município.
É importante lembrar também que nos próximos dias irá para votação na câmara um projeto de lei municipal de auxílio emergencial dos artistas (Lei Professor Wagner de Castro), que destinará um auxílio de 3 meses aos artistas do município. O recurso utilizado para essa lei, será de 100 mil reais.
Entre outros projetos na agenda da Secretaria estão: a criação do Bolsa Cultura, a criação dos jardins do hall da Casa da Cultura, a elaboração de festivais de música autoral, a realização de uma feira de artes e artesanato, a estruturação do Fórum de Gestores Culturais da Microrregião do Sudoeste de Minas, a criação do Pólo Regional de Criatividade e Desenvolvimento Artístico Cultural da Microrregião do Sudoeste de Minas. A secretária vai receber também visita da equipe técnica do Festival Nacional da Canção (Fenac), cujo qual o município sediará em setembro deste ano.
Além disso, a concretização de muitos desses projetos dependem exclusivamente do andamento do enfrentamento à Covid-19, em Passos, como o Natal Iluminado, com uma programação especial para a cidade.