24 MAI 2021
Prefeitura de Passos esclarece questões da UPA em coletiva de imprensa

Prefeitura de Passos esclarece questões da UPA em coletiva de imprensa

O prefeito de Passos Diego Oliveira juntamente com a Secretaria de Saúde Priscila Faria e o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Flávio Ferreira realizaram hoje, 24/05, uma coletiva de imprensa para falar da situação da UPA no município.

“Nesse momento, a Unidade de Pronto Atendimento 24h está funcionando como um hospital”, explicou o Diretor da UPA Flávio Ferreira, “Temos que deslocar esses pacientes para ambientes hospitalares, no entanto, com o colapso no sistema de saúde e sem ter para onde encaminhar essas pessoas, a UPA tem mantido esses pacientes internados".

Dr. Flávio também esclareceu que existe uma liminar judicial em vigor que determina que o paciente internado na UPA deve ser transferido dentro de 48 horas,  no entanto, com a demanda incessante isso não vem acontecendo. “No sistema a solicitação está autorizada, normalmente para Santa Casa de Misericórdia, porém ela nos informa que não há vagas de fato disponíveis lá. Esses pacientes acabam presos no sistema e perdem a oportunidade de irem para outros hospitais. Assim as famílias têm essa informação de que há vagas, porém essa vaga não existe de fato. Os responsáveis pela regulação de leitos feita pelo Estado, já foram notificados e estão cientes quanto a esse problema”, afirmou o diretor.

A secretária de saúde Priscila Faria pontuou necessidade da contribuição da população neste momento, pois a evolução está sendo muito rápida, as pessoas estão vindo a óbito. “Então temos que nos prevenir. Evitem aglomerações, façam uso correto das máscaras e usem álcool em gel”, ressaltou a secretária.

O prefeito Diego Oliveira ainda destacou: “Ao nosso povo passense, digo que é o momento de União. Estamos todos sofrendo com isso. Não é momento de acharmos culpados, é momento de um unirmos forças para nos cuidar e cuidar das nossas famílias”.

Priscila Faria e Dr. Flávio Ferreira ainda responderam dúvidas e questões dos jornalistas presentes e também dos internautas que puderam assistir a coletiva ao vivo pela TV Passos.