Na próxima segunda-feira (23), a Prefeitura de Passos vai iniciar obras emergenciais em várias ruas da cidade para corrigir problemas causados pelas chuvas do dia 22 de dezembro. Para fazer os reparos, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos (SOHSU) teve que providenciar processos licitatórios de emergência e elaborar projetos estruturais e planilhas de orçamentos e cronogramas. Com as medidas, a Prefeitura acredita resolver, definitivamente, os problemas das vias e os subsequentes transtornos para moradores e transeuntes.
“O prefeito Ataíde Vilela autorizou as obras emergenciais e pediu para nos empenharmos na correção dos danos, para os quais providenciamos todos os processos legais e os projetos para que os serviços sejam definitivos”, disse a secretária municipal de Obras, Sônia Maria de Oliveira.
As ruas que serão recuperadas são Rua Rio de Janeiro, Pará, Olinda, Campos Gerais, Albatroz – todas afetadas pelas chuvas fortes de dezembro. A Avenida Arouca, a única em que o problema teve outra origem, teve sua obra de reparos na galeria pluvial e da pavimentação concluído na semana passada.
Nesta semana, o prefeito Ataíde Vilela irá assinar as ordens de serviço para que as obras sejam iniciadas em 23 de fevereiro, conforme informações da SOHSU.
A seguir, a lista de ruas a serem recuperadas:
Albatroz – as chuvas do dia 22 de dezembro derrubaram o muro de arrimo e as grades que protegiam as casas. Um projeto estrutural detalhado foi elaborado para que o serviço seja feito e o muro consiga sustentar o volume de água pluvial que desce por essa via do Bairro Nossa Senhora das Graças.
Arouca – construída há mais de 40 anos, essa avenida do centro da cidade está parcialmente interditada entre as ruas da Amizade e Barão de Passos devido ao rompimento de uma galeria pluvial. A infiltração da água foi retirando a terra do subsolo aos poucos, abrindo um enorme buraco sob a camada asfáltica. Foi a primeira via a receber obra emergencial por causa dos riscos que o enorme buraco que se abriu no subsolo para os transeuntes. A previsão é de que neste fim de semana a avenida seja liberada.
Campos Gerais – a Prefeitura irá aterrar parte de um grande buraco que há décadas prejudica a mobilidade dos moradores do Bairro Coimbras e que serve como depósito clandestino de lixo e entulho. As chuvas de dezembro aumentaram a erosão, ameaçando a segurança das residências locais. A Prefeitura fez um estudo sobre a situação do buraco e elaborou um projeto de construção de bocas de lobo, prolongamento de galeria pluvial e aterro parcial para dar estabilidade à obra e evitar futuros problemas nas casas. A obra foi liberada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e será realizada a partir de 23 de fevereiro. Após os serviços, a Rua Campos Gerais será liberada para os transeuntes e receberá, em breve, asfaltamento.
Olinda – na altura da Rua Timóteo, na Rua Olinda (Cohab II, região da Penha), uma residência vem sendo afetada pelo retorno de água de chuva numa servidão que passa sob a estrutura do imóvel. A Prefeitura irá solucionar esse problema através de uma nova galeria pluvial e novas bocas de lobo, com desvio da servidão, evitando, assim, futuras inundações na casa.
Pará – uma antiga tubulação de escoamento de águas pluviais rompeu-se com as fortes chuvas de 22 de dezembro. A Secretaria de Obras fez um serviço paliativo no local até que a licitação fosse realizada. O trecho afetado da via foi interditado, mas motoristas removeram o equipamento de sinalização, deixando essa rua do Bairro Bela Vista vulnerável, causando acidente com um motociclista alguns dias atrás. Para evitar futuros problemas com a via, a Prefeitura fez um estudo e elaborou um projeto para construção de rede pluvial, bocas de lobo e recuperação da pavimentação.
Rio de Janeiro – as chuvas de dezembro causaram enorme erosão na Rua Rio de Janeiro (Bela Vista), provocando trincas no asfalto e deixando o bueiro dependurado no barranco. Os danos serão corrigidos com a construção de um muro de arrimo com gabião para interromper a erosão. A Secretaria de Obras acredita que essas providências vão dar tranquilidade aos moradores principalmente nos períodos chuvosos.