Um antigo sonho da população passense se tornou realidade nesta sexta-feira (30). Em Varginha, o prefeito de Passos, Ataíde Vilela, recebeu das mãos do governador de Minas Geais, Fernando Pimentel, e do ministro da Saúde, Arthur Chioro, as chaves das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. O serviço já poderá ser acionado através do número 192 a partir da manhã deste sábado.
O Samu vai atender 153 municípios do sul de Minas Gerais com uma população estimada em 2, 7 milhões de habitantes. Em Passos, a base está instalada no prédio do antigo pronto socorro municipal, na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, e conta com duas ambulâncias, uma unidade de suporte básico e outra de suporte avançado. Ao todo, 26 colaboradores prestarão o serviço à comunidade.
Ao lado de várias autoridades, o prefeito Ataíde Vilela ressaltou a felicidade em poder inaugurar o Samu, sonho que por várias vezes fora adiado. “Acredito que vai melhorar muito nossa estrutura de atendimento médico na urgência. Era um sonho antigo de toda nossa comunidade. Nesse momento, com a estruturação que foi feita no serviço de urgência e emergência com o apoio do governo federal e do governo estadual e com as prefeituras esse sonho torna-se realidade”, disse.
O prefeito ainda salientou que a Prefeitura atendeu todas as demandas requisitadas pela concessionária administradora do Samu, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), e pelo governo estadual. “É bom que a gente diga que a Prefeitura vem fazendo a sua parte, vem depositando mês a mês a sua contrapartida há mais de um ano e agora estamos prontos e aptos a ter esse serviço de atendimento médico de urgência”, afirmou.
Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura pagou mensalmente, desde janeiro de 2013, R$ 10,6 mil na fase de instalação do Samu. Na fase operacional, o custo mensal será de R$ 26 mil.
Esse investimento, segundo o prefeito, faz parte de um conjunto de ações que estão em andamento na área da saúde de Passos. “Estamos tomando uma série de medidas para a saúde de nossa cidade. Temos o pronto socorro que vamos construir no bairro da Penha, o PSF da Vila Betinho, que já está em construção, temos a retomada da obra do PSF do Jardim Planalto e vamos anunciar em breve outro PSF no bairro Novo Horizonte. Temos uma série de medidas, de conquistas na área da saúde e a gente sabe que é preciso cada dia fazer mais”, finalizou.
Com todos os procedimentos prontos, o serviço já pode ser acionado a partir deste sábado, 31 de janeiro. “É, o Samu já pode ser acionado a partir das 7 horas da manhã de sábado. Ele já estará em plena operação em toda a região”, disse o secretário de Saúde do município, Dickson de Castro, que ainda explica como o serviço irá funcionar na cidade. “Foram estabelecidos hospitais regionais, no nosso caso, da nossa região, é a Santa Casa. Então, ela passa a receber todos os atendimentos de urgência e emergência regulados pelo Cissul. Qualquer pessoa tendo a necessidade, ligando para o 192, receberá o pronto atendimento e será encaminhado diretamente para a Santa Casa”, explicou.
Ao inaugurar o Samu regional, Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, fez um agradecimento aos prefeitos que aderiram e apoiaram a iniciativa da instalação do serviço em suas cidades. “Quero fazer aqui um agradecimento, um agradecimento sincero aos prefeitos e prefeitas desses municípios que se organizaram, que batalharam e foram guerreiros. Cada prefeito fez o seu papel para que a gente hoje pudesse estar aqui inaugurando, com atraso é verdade, mas com muito empenho, esse sistema que é essencial para melhorar o atendimento à saúde dos nossos municípios. Muito obrigado é um agradecimento em nome do povo de Minas Gerais”, disse em seu pronunciamento.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse estar confiante no funcionamento do Samu do sul de Minas, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. “Eu tenho total convicção que nós haveremos de enfrentar as dificuldades. Nós temos juntos a possibilidades de diagnosticarmos nossos problemas, quais são as prioridades de curto, de médio e de longo prazo e construir um sistema de saúde em parceria com os municípios que tenha sustentabilidade para a população mineira, em especial do sul do estado, um atendimento digno a saúde de fato, com o direito de todos, com responsabilidades compartilhadas entre esses 153 municípios, o governo do estado e o governo federal”, afirmou.
O que é o SAMU?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos federal, estadual e municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O SAMU funciona todo dia?
O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, em benefício da população dos 153 municípios que compõem a Rede da Macrorregião Sul.
Quem trabalha no SAMU?
Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento. A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.
Como são as ambulâncias do SAMU?
Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado - USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Quando devo chamar o SAMU?
O SAMU 192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para o 192.
Veja as situações em que o SAMU 192 deve ser chamado:
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
- Em caso de intoxicação
- Em caso de queimaduras graves
- Na ocorrência de maus tratos
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
- Em caso de tentativas de suicídio
- Em crises hipertensivas
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas
- Em casos de afogamentos
- Em caso de choque elétrico
- Em acidentes com produtos perigosos
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Como é o Atendimento?
Após a ligação pelo número 192 você falará com um técnico de enfermagem treinado que lhe pedirá algumas informações, tais como: motivo da ligação, se você está perto do paciente e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local. Em seguida, caso seja necessário, você conversará com o médico regulador que lhe pedirá informações, como: se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar, entre outras.
Se for caracterizado