A Prefeitura de Passos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira,26, um balanço referente aos serviços odontológicos realizados no município em 2019.
Disponibilizando antendimentos no Centro de Especialidade Odontológica( CEO) , nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) da cidade, a administração municipal conseguiu atender em média 100 pacientes ao dia, apenas no CEO, e mais de 2.800 crianças nas instituições educacionais, tanto municipais, quanto estaduais.
Dentre os procedimentos realizados no CEO, que está instalado no ambulatório São Lucas, os mais requisitados são as cirurgias maxilares, a periodontia, endodontia, e a clínica geral, disponibilizando atenção especial para pacientes com condições específicas.
Além do atendimento, que é realizado das 6 às 18 horas, o CEO disponibiliza aos usuários, o serviço de urgência, visando atender casos imediatos, das 6 às 8, e das 12 às 14 horas.
Posterior ao atendimento instantâneo, o profissional já é instruído a realizar o agendamento do paciente, respeitando a demanda e necessidades do referido.
Os atendimentos bucais, considerados de nível básico, também são realizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município, cumprindo a meta do serviço público, estipulada pelo governo federal.
Estudando o ampliamento destes serviços nos ESF'S, o Prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, visitou o ESF'S Coimbras II, acompanhando do Secretário Municipal de Saúde, Antônio Costa, e do Diretor do Departamento Bucal,
Maxwell Messias Ribeiro.
Posterior a visita, o Prefeito comentou sobre os grandes números conquistados pelo município, e enfatizou a reforma nos consultórios odontológicos nos ESF
" A saúde bucal, é uma das principais preocupações da nossa gestão, visto que a ausência desta pode desencadear diversos outros problemas. E, preocupados em proporcionar o melhor para a nossa população, por meio de um convênio com a Faculdade de Medicina Atenas, estamos ampliando os consultórios odontológicos em todos os ESF do município para continuar alcançando números significantes para a saúde de Passos", frisou o gestor municipal.
O município de Passos, ainda vem sendo referência, quando o assunto é ozonioterapia, visto que o método revolucionário, para o tratamento de vírus e bactérias dentárias, só é disponibilizado na cidade, e nos municípios de São Carlos, em São Paulo, e em Ponta Grossa, no Paraná.