Em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua, a Prefeitura de Passos desenvolveu atividades para celebrar a data no município.
Pela manhã, no intuito de conscientizar os munícipes acerca do cenário atual da cidade, a administração municipal promoveu um pit-stop na Praça do Rosário, distribuindo panfletos informativos a respeito dos serviços ofertados pelo município.
No período vespertino, foi apresentado no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), um documentário referente ao movimento nacional das pessoas em situação de rua.
Localizado na Cantina do Padre Léo, o referido centro é destinado ao atendimento especializado à população em situação de rua, e realiza auxílios tanto individuais, quanto coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, ações de incentivo e protagonização. Além de oferecer refeições como café da manhã e almoço, e espaços destinados a guarda de pertences, de higiene pessoal, como armários e lavanderias.
Assim como o Centro Pop, o Consultório na Rua é um programa voltado as pessoas em situação de rua, e já auxiliou mais de 165 cidadãos. Dispondo de uma equipe multiplidicinar entre assistentes sociais, enfermeiros e agentes de ação social, a unidade móvel é abastecida com medicamentos e materiais que visam prestar assistência, e serviços como a retirada de pontos, curativos, além da realização de testes rápidos como de AIDS, hepatite, sífilis.
Uma vez que, o programa tem o intuito de oferecer auxílio aqueles que vivem em situação marginalizada, a prestação de serviços sociais, como retirada de documentos, busca de benefícios, também são realizadas pelos profissionais. A base do Consultório na Rua se instala no ESF São Francisco, e o contato ao mesmo pode ser realizado pelo 3522-7130.
O Albergue Santo Agostinho, localizado na Rua Gonçalves Dias, 397, Centro, é outra política pública oferecida pelo município, que incluiu a pernoite, jantar e café da manhã, as pessoas em situação de rua.
Visando o acolhimento aos dependentes químicos, o CAPS- AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas), trabalha no auxílio destes, com diferentes profissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos. Para o cadastramento no centro, é necessário que o paciente esteja portando documentos como RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de enderenço e uma foto 3x4.
O CAPS-AD, está localizado na Rua Turguesa,1874, no bairro Aclimação, com horário de funcionamento de segunda a sexta, exceto as quintas, das 8:30 ás 11:30, e das 13 ás 16:30.