Proporcionar vínculos externos para fins de convivência familiar e comunitária as crianças e adolescentes, é o principal intuito do apadrinhamento afetivo, que oferece aos citados a oportunidade de um suporte afetuoso, além do ofertado nas instituições de acolhimento.
No município de Passos, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (SEDEST) viabiliza o apadrinhamento na cidade, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento social, moral, físico, cognitivo, educacional, de crianças e adolescentes com até 18 anos em medida protetiva.
Os interessados em proporcionar as crianças ou adolescentes todas os benefícios citados, além de inúmeras atividades de lazer, devem procurar a SEDEST, pelo telefone 3522-7012 e realizar o agendamento.
Para efetivar o apadrinhamento é obrigatório residir na cidade de Passos; dispor no mínimo 25 anos de idade; não estar em processo de adoção; apresentar disponibilidade para participar de reuniões organizadas pela Equipe Técnica; além de se comprometer em acolher a criança ou adolescente no mínimo uma vez por mês.
Ao retirar a criança ou adolescente do abrigo, é necessário assinar um termo de compromisso e responsabilidade, apresentando a seguinte de documentação: Cópia do RG e CPF de todos os membros da família acima de 18 anos; Comprovante de Residência; Certidão de Nascimento ou Casamento; Antecedentes Criminais.
Sendo indispensável solicitar a equipe técnica com 15 dias de antecedência caso deseje viajar com a criança ou adolescente.