A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentou um balanço referente às atividades do Programa Bolsa Família durante o ano de 2014 em Passos. De acordo com os dados da Semas, havia em Passos 2.450 famílias em situação de extrema pobreza, sendo que desse total 1.300 famílias conseguiram superar esse quadro e deixaram a linha de pobreza extrema.
Essas famílias foram acompanhadas pelas equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e tiveram seus dados atualizados no sistema.
Para a secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, o significante número de famílias passenses que deixaram a linha da extrema pobreza em 2014 reflete o trabalho sério da gestão que vem sendo realizado na área social, no sentido de implementar no município as diretrizes de um política de assistência social voltada para a promoção social, onde se deve trabalhar o indivíduo para que ele por si próprio consiga prover para si e sua família uma vida digna.
“Os números alcançados são motivo de grande satisfação. É uma grande conquista saber que cada uma dessas famílias possuem uma condição sócio econômica melhor do que nos anos anteriores e, por consequência, uma condição de vida mais digna."
Até dezembro de 2014 havia 13.970 famílias cadastradas no Bolsa Família através do Cadastro Único, o CadÚnico, contabilizando um total de 42.795 pessoas que recebem o benefício. Foram realizadas 1.200 visitas domiciliares para realizar o primeiro cadastro e diagnosticar a necessidade das pessoas em receber o auxílio, e 1.980 atendimentos para cadastrar as famílias nos benefícios do Programa, como desconto na conta de energia, carteirinha do idoso, desconto na tarifa do INSS e demais orientações.
Dos cursos oferecidos pelo programa 30 pessoas se formaram em cabeleireiro e 20 em culinária. Apenas no mês de dezembro o governo federal transferiu R$ 465.365 em benefícios para as famílias contempladas pelo programa no município, e 181 famílias estão aguardando a liberação do beneficio pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).