O Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) da Prefeitura de Passos, vem promovendo a arborização da cidade desde o ano de 2013. Calçadas, canteiros centrais, rotatórias de avenidas e áreas verdes municipais já receberam nesse período mais de mil mudas de árvores de diversas espécies da flora brasileira. O trabalho conta com as participações de alunos de várias escolas e da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Além das novas árvores, o Departamento de Meio Ambiente fez a substituição de espécies que causaram danos em calçadas, estão em risco de cair ou com apresentam problemas vegetativos (fungos, podridão etc). Iniciada em 2013, a ação ambiental da Seapa ganhou força em 2014, quando foram plantadas 766 mudas, totalizando nesses dois anos 1.012 futuras árvores.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Márcia Sulmonetti Martins, para que a ação seja bem sucedida, é fundamental a colaboração da população, porque as mudas precisam de cuidados para se desenvolver. “As árvores são um benefício para o ar, porque retêm as partículas impuras do ar e conservam a umidade. E a população pode colaborar com a conservação dessas mudas porque são um benefício a longo prazo”, disse, observando que o conforto térmico proporcionado pelas árvores é percebido principalmente na época da seca.
Receberam mudas algumas áreas verdes dos bairros Penha II, na Rua Juarez Francisco Duarte – onde existe uma nascente de água –, Aclimação (Rua Águas Marinhas, incluindo uma praça) e Novo Mundo (Rua Japão). Na Penha, a arborização foi feita na Rua Joaquim Lopes, com plantio de mudas de palmeiras (palmeira areca) e oiti.
Com participações de alunos e Polícia de Meio Ambiente, também foram plantadas mudas nas calçadas da Escola Municipal Professora Jalile Calixto Barbosa (Cohab), Cemeis Nossa Senhora de Fátima (Coimbras) e “Professora Ana Maria Ribeiro” e escolas estaduais Nazle Jabur (Santa Luzia) e Tancredo Neves (Cohab II).
Márcia Martins observa que a arborização na cidade é uma prática do departamento ambiental e que as pessoas interessadas em ter uma árvore adequada na porta de casa podem fazer o pedido na Seapa. As mudas são cultivadas no viveiro municipal e são distribuídas gratuitamente. Nas calçadas, a Prefeitura instala também a grade de proteção da muda.
São diversas espécies da flora nativa disponíveis no viveiro municipal: oiti, resedá, flamboyant mirim, palmeiras fênix, areca e triangular. Já as áreas maiores recebem espécies de grande porte, como o “jacarandazinho” plantado na Rua Japão (Novo Mundo), além de gameleira, figueira, tamboril, ingá, graviola e araucária.
Serviço - agendamento de plantio de mudas: 3522-6817 (Depto. Meio Ambiente).