A Prefeitura de Passos através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando desde agosto de 2018, ações por meio do Consultório na Rua. O programa, que presta assistências primárias as pessoas em situação de rua, já auxiliou até o presente momento, 165 pessoas.
A unidade móvel dispõe de uma equipe multiplidicinar entre assistentes sociais, enfermeiros e agentes de ação social, que auxiliam no atendimento, acompanhamento e encaminhamento do indivíduo. Tendo como principal objetivo, promover o acesso da pessoa em situação de rua aos serviços de saúde do município uma vez que na ausência de moradia convencional, estes não são cadastrados nos ESF ou UBS.
O consultório na rua funciona de segunda à sexta, em horário alternativo, variando de acordo com a necessidade do paciente que esta sendo atendido, seguindo assim uma escala flexível.
O veículo é abastecido com medicamentos e materiais que visam prestar essa assistência, e serviços como a retirada de pontos, curativos, além da realização de testes rápidos como de AIDS, hepatite, sífilis.
Uma vez que, o programa tem o intuito de prestar auxílio aqueles que vivem em situação marginalizada, a prestação de serviços sociais, como retirada de documentos, busca de benefícios, também são realizadas pelos profissionais.
O consultório na rua tem o apoio das Unidades de Saúde, como a UPA, ESF, UBS, AMBES, CAPS AD, CAPS II, Centro Odontológico, São Lucas, além do CREAS, CRAMP, Pop Rua, Projeto Migrante e da Polícia Militar, Delegacia, Promotoria e Defensoria Pública.
Vale ressaltar, que o programa trabalha visando a atenção primária, utilizando uma agenda programática e de demanda espontânea, percorrendo os principais locais da cidade onde o público alvo, que no caso são as pessoas em situação de rua, se aglomeram.
A base do Consultório na Rua se instala no ESF São Francisco, e o contato ao mesmo pode ser realizado pelo 3522-7130.