A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Passos (APAP), realiza a 1 ª semana de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo em nosso município, e a Prefeitura de Passos é uma das apoiadoras desta iniciativa, que começa nesta segunda-feira ,01, com uma Missa em Ação de Graças, no Educandário às 18h30.
Celebrado em 2 de Abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo , foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.
Pensando nisso, foram programadas durante a semana diversas atividades em comemoração, no próprio dia 2 será realizada uma carreata em conscientização ao TEA, com participação da Banda do Batalhão da Policia Militar, a concentração acontecerá na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), localizada na Avenida Juca Stockler, às 18h30.
A programação segue com um clico de palestras, ministradas por diversos profissionais como Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogas, Nutricionistas, Psiquiatras, Pedagogas, Psicológicas, com o intuito de instruir e enfatizar aos pais e professores os cuidados aos autistas.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais, que são a inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e o padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Apesar de não ter cura, o TEA tem esquemas de tratamento que devem ser introduzidos logo que feito o diagnóstico e aplicados por uma equipe multidisciplinar, dando assim qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.
A semana de conscientização ao autista será finalizada no sábado, 06, com um ‘’Piquenique Azul’’ no Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos das 14 às 18 horas, com atividades de recreação infantil para toda a população. É importante ressaltar que ‘’ ser diferente não é o problema, o problema é ser tratado diferente’’.