A Prefeitura de Passos, em conjunto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda- SEDEST vem realizando desde do final de 2018, a campanha educativa ‘’ Dar esmola não ajuda, seu dinheiro me mantém na rua’’, que visa conscientizar a população que a esmola não é a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua. Por esse número ser cada vez mais expressivo, a prefeitura vem elaborando políticas públicas para auxilia-los, com vários serviços de atendimento específicos.
O Pop Rua, localizado na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 1299, Centro, antigo restaurante popular, é destinado a prestar auxílio e instrução a esta população de rua para esclarecer os benefícios e direitos que eles têm, e a forma de acessar estes projetos sociais, o horário de funcionamento do Centro é das 8 ás 14 horas, de segunda a sexta.
Tendo em vista, o acolhimento aos dependentes químicos , o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas ( CAPS- AD), trabalha os auxiliando, com diferentes profissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos. Para o cadastramento no CAPS-AD, é necessário que o paciente leve documentos como o RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de enderenço e uma foto 3x4 .
Localizado na rua Turquesa,1874, bairro Aclimação, o Centro tem o horário de funcionamento de segunda a sexta, exceto as quintas , das 8:30 ás 11:30, e das 13 ás 16:30. É importante lembrar, que o CAPS-AD trabalha com arquivo morto, ou seja, aquele paciente que já tem o seu prontuário cadastrado , pode voltar a qualquer momento ao Centro.
Outro projeto implantado pela Prefeitura , é a disponibilidade de vagas no Albergue Santo Agostinho, localizado na Gonçalves Dias, 397, Centro, que visa o acolhimento de pessoas em situação de rua, com a pernoite, jantar e café da manhã.
Além de todos estes serviços ofertados a Prefeitura lembra que a cidade de Passos conta com excelentes instituições civis que prestam serviços sociais e que são sérias e podem contar com a ajuda da comunidade.
Assim, a Prefeitura Municipal trabalha na inserção da população em situação de rua na sociedade, com abordagens sociais diariamente, e conta com todos para fazermos uma Passos cada vez melhor.