A Prefeitura Municipal de Passos, através do Departamento de Trânsito está implantando em Passos uma faixa de pedestre experimental em 3D. As faixa está localizada em frente ao Palácio da Cultura, na Praça Geraldo da Silva Maia.
Com o objetivo de reduzir atropelamentos e acidentes provocados por excesso de velocidade, foi implementada na cidade de Passos, em caráter de teste, uma faixa de pedestre com pintura em três dimensões. A nova modalidade de pintura 3D produz uma ilusão de ótica pela sombra implementada junto à faixa e que causa a impressão de que ela está flutuando. O artista Raul Talles é o responsável pela arte.
A iniciativa já foi adotada em outros países, como na China e na Índia, e até mesmo no Brasil, a exemplo o caso da cidade Primavera do Leste, no Mato Grosso. A faixa 3D tem como objetivo usar a ilusão de ótima como fator extra para que o motorista reduza a velocidade de seu veículo e permita a passagem de transeuntes pelo espaço
De acordo com a Prefeitura, se o projeto apresentar resultados positivos, deve ser ampliado para outros pontos do município.