Por conta do trabalho inovador implantado na educação local, a Prefeitura Municipal de Passos é uma das finalistas do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Empreendedorismo nas Escolas. A premiação será entregue no próximo dia 13 de novembro, em Belo Horizonte. O programa é um reconhecimento aos gestores que implantaram projetos com resultados comprovados no desenvolvimento dos pequenos negócios do município, e também na modernização da gestão pública.
Passos está concorrendo pelas ações realizadas com uma grande parceria entre Sebrae e Sicoob Saromcredi, durante todo o ano, com a Educação Empreendedora. Inclusive o município realizará nesse fim de semana nove feiras empreendedoras, com apresentação das hortas cultivadas pelas próprias crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’S), visando estimular esse espirito nas crianças, que através dessas novas ideias, novos negócios e ações possam surgir na cidade, trazendo trabalho e renda para toda a população.
A educação empreendedora permite que os alunos, pais e professores desenvolvam melhor sua comunicação. Produzindo, com clareza, alternativas que estimulem o desenvolvimento humano. O empreendedorismo dentro das escolas não se foca nas bases econômicas, mas prioriza as pessoas.
Esta é mais uma iniciativa que vem colaborar com a formação de nossos alunos, que já contam com uma educação de qualidade que nos deixa cada vez mais satisfeitos e com a certeza de que estamos no caminho certo na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
A administração municipal, acredita que a participação e capacitação de todos os professores e alunos na educação empreendedora realizada pelo Sebrae vai trazer uma mudança nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos de nossa cidade. Além disso, a iniciativa visa premiar os municípios que investem suas energias no despertar da população para o empreendedorismo, ao fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais, que devem sempre estar entre as prioridades de um Prefeito Empreendedor. Se o desenvolvimento deve acontecer no município, é o prefeito quem deve fazer o desenvolvimento acontecer.
Normalmente o processo educativo é feito de uma forma conservadora, sem o estimulo de novos pensamentos e novas ideias, o objetivo é modificar a maneira que o professor ensina, estimulando uma forma diferente de aprendizado focada no empreendedorismo em todas as matérias escolares.
A capacitação consiste em implantar a cultura do empreendedorismo nas escolas, fazendo com que os professores estejam a par de todas as vertentes desta área, podendo assim, incentivar e transmitir tais conhecimentos a seus alunos. Para atingir seus objetivos, é necessário que os educadores sejam agentes multiplicadores do comportamento empreendedor para fazer com que os jovens se interessem mais pelo mercado de trabalho.
São exemplos de projetos dessa natureza: capacitação do corpo docente junto aos alunos, Inclusão da educação empreendedora nas escolas municipais de primeiro e segundo grau, realização de feiras e eventos para divulgação da educação empreendedora, realização de programas para desenvolvimento do empreendedorismo no município, regulamentação da obrigatoriedade da educação empreendedora na legislação municipal.
A Educação Empreendedora estava no plano de governo do prefeito Carlos Renato Lima Reis, prevendo a implementação dessa iniciativa em todas as 22 escolas municipais, com cerca de 800 professores capacitados pelo Sebrae para ensinar os mais oito mil alunos da cidade.
Feiras
A Prefeitura de Passos vai promover no próximo final de semana uma jornada com diversas feiras do Empreendedor, que serão realizadas em escolas municipais e CEMEIs. Os eventos são iniciativas da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae e Sicoob Saromcredi, e esperam grande participação da população.
Várias escolas já fizeram suas feiras do empreendedorismo com grande sucesso, tanto no aprendizado com as crianças, quanto no público. No próximo final de semana, serão feitas nove outras feiras, em diferentes escolas por todo o município.
A primeira é “Plantando o Saber”, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 9, às 19h30, no CEMEI Sueli Imaculada de Souza, localizado na Rua Joaquim Rodrigues, nº 21 no bairro Primavera. A segunda feira será no sábado, dia 10, a partir das 9h, na Escola Municipal Professor Ananias Emerenciano, com o tema “Jovens Empreendedores, Temos Sonhos”, na Avenida Paulo Esper Pimenta, 538, bairro Coimbras.
O CEMEI Ivanize Prado de Vasconcelos também terá sua feira batizada de “Crescendo e Florescendo”, que e será realizada às 9h de sábado. O endereço do CEMEI é Rua Pratápolis, 1065, bairro Nossa Senhora de Fátima. Mais três feiras acontecerão nesse mesmo dia, com início às 15h, na Pré Escola Municipal Ana Maria Ribeiro, na Rua Guanabara, nº 875, no Jardim Polivalente; e a última, na Escola Municipal Emilia Leal de Melo, com a Feira do Empreendedorismo- Culinária na Escola, de 14h às 17h, na Rua Darcy de Paula Silveira, nº10- Jardim dos Ypês.
Ainda no sábado, o CEMEI São Francisco de Assis promoverá a 1ª Feira do Empreendedor visando o tema “Horta Viva”, às 9h30. O CEMEI fica localizado na Avenida Arlindo Figueiredo, 931.
O projeto “Delícias que alimentam” está sendo promovido pelo CEMEI Múcio de Alencar Viana, no sábado, das 9h às 12h, na Rua Turquesa, 1660 - Jardim Aclimação. Na Escola Municipal Hilarino Moraes, a Feira do Empreendedorismo acontecerá no dia 10 de novembro, das 14h às 17h, com várias atrações e refeições para as crianças e as famílias, na Rua Opala, 495 - Jardim Aclimação.
A Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo também promove sua Feira de Empreendedorismo, intitulada, “Romeart”, a partir das 18h, na Rua Vereador Antonio Magalhães Silveira, 240, no Bairro Cohab IV.