A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Prefeitura de Passos, realizou nos dias 9 e 10 de dezembro a sexta edição do projeto “Soletrando”, que envolve todos os alunos das escolas municipais do ensino fundamental I e II. O projeto tem como objetivo trabalhar a língua portuguesa de maneira prazerosa e competitiva, estimulando o gosto dos alunos pela escrita, leitura e interpretação, e contribui de forma relevante para o desenvolvimento de habilidades e capacidades referentes à aprendizagem da língua Portuguesa. No dia 9, no anfiteatro da Casa da Cultura, o desafio aconteceu entre os alunos de 1º ao 5º ano, e na última quarta-feira, 10, foi a vez das turmas do 6º ao 9º ano.
Na categoria ensino fundamental I (1º ao 5º Ano) a vencedora foi a aluna Letícia de Faria Amaral, de 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Geralda Cândida de Oliveira. Ela foi orientada pela professora Maísa Xavier de Oliveira.
No ensino fundamental II (6º ao 9º) a vencedora foi a aluna Joyce da Cruz Teixeira, de 12 anos do 6º ano da Escola Municipal Profª Jalile Barbosa Calixto. Ela foi orientada pela professora Sinelande de Fátima Guedes.
A equipe pedagógica da Secel justifica a importância do projeto destacando “que a escrita tem grande influência no cotidiano, já que as letras e palavras estão em toda parte. Como cidadãos letrados os alunos devem atentar para a maneira correta de ler, escrever e interpretar. Conhecer as palavras e a ortografia correta contribui na comunicação e interpretação.”
"Num país onde ainda há analfabetismo, projetos como o Soletrando, que incentivam o estudo e a leitura são fundamentais nas escolas, pois ao ser desenvolvido os alunos tornam-se gradativamente mais capazes de utilizar a linguagem de forma eficiente em suas práticas sociais", ressalta a diretora do Departamento de Educação da Secel, Neuza Maria Funchal Paiva.