A Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto realizou na última quarta-feira (3) a culminância do projeto Educação Patrimonial, que faz parte do programa de educação cultural do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). A escola desenvolveu o projeto através das obras do artista plástico Wagner de Castro, cujo trabalho foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Passos, e ficam expostas na Casa da Cultura.
A cada ano duas escolas são selecionadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural para desenvolverem projetos relacionados ao patrimônio cultural da cidade. O projeto “Wagner de Castro” foi desenvolvido no segundo semestre de 2014 e os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar e aprender sobre o significado do patrimônio cultural desde os seus primórdios.
Os alunos da escola Jalile Barbosa conheceram o livro “Acervo Wagner de Castro" e visitaram o artista em sua residência, quando conversaram com o próprio Wagner, que contou detalhes sobre sua história. Todas as pesquisas, visitas, estudos e trabalhos artísticos dos alunos foram registrados e arquivados em um livro, que será enviado ao Iepha.
A culminância do projeto contou com a presença dos alunos, direção, pais e professores, e foi prestigiada pela diretora de Educação da Secel, Neuza Maria Funchal Paiva, pela diretora do departamento de Cultura, Taciana Lopes Baptista, pedagogas da Secel e membros do Conselho do Patrimônio Cultural.
Durante o evento foi apresentado um musical com os alunos que participam do projeto “Mais Educação”, com coreografias que ressaltavam com beleza e criatividade os costumes e preferências do professor Wagner.
Durante a apresentação teatral foi relatado um pouco da história do Professor Wagner de Castro, do seu nascimento em Franca (SP), em 1917, suas passagens por Ribeirão Preto e São Paulo, a criação de seu primeiro quadro ainda criança até a doação de seu acervo para o município de Passos.