A Prefeitura Municipal de Passos vem desenvolvendo, desde o início desta semana, um programa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os estudantes já puderam acompanhar o diretor da Secretaria de Turismo, Kleyber Silveira, em uma reunião na cidade de São Roque de Minas.
O objetivo do encontro foi mostrar como Passos está fazendo parte do Circuito Nascente das Gerais, além de constatar os trâmites internos da Sictur. Contudo, foi possível mostrar as premissas que a Secretaria de Turismo desenvolve, inclusive o engajamento e participação de políticas públicas como essa.
Para Kleyber, é importante sensibilizar a todos da importância da participação do município nesses processos. “Quando uma região se desenvolve, todos os municípios são contemplados e essa é a regionalização que nós precisamos. Podemos pegar como exemplo Capitólio, que está crescendo turisticamente falando e, consequentemente, Passos também. Além de melhorar este setor, a economia cresce, fazendo com que a região fique cada vez mais desenvolvida” ressaltou.
Ao todo, participaram 13 representantes de Secretarias de diversos municípios vizinhos, além dos representantes de Passos. “A participação do aluno e da coordenadora da FGV foi demasiadamente importante, uma vez que os mesmos puderam ter uma noção maior de como funciona o setor turístico da cidade, além de poderem explicar mais sobre sua vinda ao município mineiro”, afirmou o diretor.