Nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 19h, na Câmara de Vereadores, a população de Passos poderá participar de mais um evento voltado à elaboração do Plano Municipal do Saneamento Básico (PMSB). Será a segunda audiência pública para o levantamento do diagnóstico da situação do município quanto aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública e drenagem da água de chuva. Toda a sociedade – moradores, comerciantes, empresários, associações de bairro – podem contribuir com o diagnóstico da situação do município nessas áreas, que servirá de base para o PMSB.
De acordo com o coordenador geral do PMSB, pela Secretaria Municipal de Planejamento, Roger do Prado Aun, depois das pré-conferências e da primeira audiência, a população tem uma nova oportunidade de apresentar os problemas do bairro onde vive, trabalha ou estuda, para que o plano de saneamento possa ser elaborado dentro da realidade do município e seja implantado nos prazos nacionais. “Esse planejamento vai nortear as ações do Município, quando se fala em saneamento básico, nos próximos 20 anos”, explica.
O PMSB deve conter medidas para serem executadas em curto prazo, do 1º ao 4º ano, médio prazo (5º ao 8º) e longo prazo (9º ao 20º). Enquanto estiver em vigor, o plano será revisado ao cada quatro anos, para ser devidamente enquadrado à realidade do momento. “É um plano extremamente necessário para o município. É por isso que essa administração municipal ‘correu’ logo para conseguir sua elaboração. E para que esse plano venha em boa hora, é extremamente necessária a participação popular”, afirma.
Na audiência pública que será realizada a partir das 19h na Câmara de Vereadores será apresentado o relatório das pré-conferências e da audiência anterior e colhidas novas demandas da população, que terá espaço para apresentar as deficiências de seu bairro.
O PMSB está sendo elaborado pela Prefeitura de Passos, mediante consultoria de uma empresa (Diefra Engenharia) contratada para prestar esse serviço. Várias ações já foram realizadas, como a apresentação do plano em julho e as pré-conferências em outubro.