Através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a Atenção Primária em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos, promove neste sábado (22) um evento para comemorar o “Novembro Azul” e o Dia Internacional do Diabético. A comemoração será na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, em frente ao D.A. da Fesp, das 8h às 11h30.
Serão diversas ações para o controle do diabetes e, dentro do Novembro Azul, um trabalho de conscientização dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças ligadas ao sexo masculino. O Dia Internacional do Diabetes ocorreu em 14 de novembro, mas, em Passos, será comemorado neste sábado.
“O evento é para a população que deseja verificar sua glicose e pressão e obter informações sobre alimentação saudável, que é de suma importância para o controle do diabetes. Para quem não tem a doença, o evento servirá também para checagem desses procedimentos, uma vez que muitas pessoas possuem a doença e ainda não sabem”, explica o coordenador do Nasf, o nutricionista Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli.
Exclusivamente para os homens, o Novembro Azul – Saúde do Homem é outra parte do evento a ser realizado na avenida. Segundo o coordenador do Nasf, haverá distribuição de panfletos que chamam a atenção para a importância da prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens, descontando-se o câncer de pele, com 68.800 novos casos neste ano, com estimativa de 12 mil mortes em decorrência da doença em estágio avançado.
O Novembro Azul foi criado para conscientizar os homens a cuidarem melhor da saúde, fazendo os exames periódicos, especialmente aqueles que detectam o tumor em estágio inicial.
A próstata é uma glândula, do tamanho aproximado de uma castanha, presente somente no homem, localizando-se abaixo da bexiga e na frente do reto. Sua importância é para a vitalidade do homem, sendo ainda fundamental para a fertilidade masculina.
É firme e homogênea a consistência desse órgão, quando ele está saudável. O câncer surge com a multiplicação desordenada de suas células, que torna a próstata mais endurecida. Os exames de sangue e “do toque retal” ajudam o médico a diagnosticar a doença e definir a forma de tratamento mais adequado à situação.