A Prefeitura de Passos através Secretaria Municipal de Saúde vai a campo para realizar mais uma ação de combate para prevenir a transmissão Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunia. A ação de combate para prevenir a transmissão dessas doenças vai acontecer no bairro Cohab II e parte do bairro Coração Eucarístico.
O mutirão vai acontecer no dia quatro de julho quarta feira, os agentes vão se reunir as 8 (oito) horas na praça da Igreja São Luiz Monfort onde toda equipe receberá as últimas orientações e os mapas do coordenador Oswaldo Rattis. A ação vai contar com a participação de todo o efetivo do Núcleo de Zoonoses.
O objetivo da intensificação do combate é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor, como pratos de vasos de planta, bebedouros de animais, pneus, latas e demais objetos que possam acumular água e se tornar um criadouro do mosquito, os agentes vão inspecionar e orientar quanto ao combate, principalmente quanto a criadouros pouco comuns como bandeja de geladeira e ar condicionado, ralos entre outros.
Em paralelo a ação de combate, a equipe de Mobilização em parceria com o Programa Saúde da Família, estará no bairro para visitar os pontos comerciais para orientar e sensibilizar a população para as ações de combate e executar medidas preventivas semanais contra o vetor.
Profissionais de saúde orientam que para não correr riscos é extremamente necessário à participação de todos no combate ao Aedes Aegypti, toda população pode ajudar, realizando uma inspeção em todos locais que acumule água seguindo as orientações abaixo.
Execute todas as ações preventivas e necessárias para o combate em sua casa:
- Coloque uma colher de água sanitária nos ralos internos e externos;
- Retire a água da bandeja externa de geladeira e ar condicionado;
- Feche as tampas dos vasos sanitários ou vede totalmente se o vaso não estiver sendo usado, de forma que impossibilite a entrada do mosquito da dengue para colocar seus ovos;
- Mantenha sua piscina com tratamento adequado seguindo orientações de especialistas;
- Retire ou vire de boca para baixo os pratinhos dos vasos de plantas;
- Objetos que possam acumular água devem ser guardados em local coberto livre das ações da chuva;
- Certificar de que a caixa d’água esta bem tampada e que calhas não estejam acumulando água da chuva;