O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Algar Telecom vão promover um grande concerto com o apoio da Prefeitura de Passos. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no próximo sábado, dia 30 de junho, às 19h30, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos sob a regência de Marcos Arakaki. A entrada é gratuita.
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro, comemora a realização do evento no município. “É a inauguração da turnê da Filarmônica e eles escolheram a cidade de Passos para a estreia. Isso mostra que Passos é uma cidade polo, com uma efervescência cultural muito grande, tendo em vista que no próximo mês já temos mais um grande evento, o 2º Festival Nacional de Teatro de Passos”, declarou.
Marcos Arakaki é regente associado da Filarmônica de Minas Gerais. Tem conduzido importantes orquestras no Brasil e também nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com artistas de renome, como Pinchas Zukerman, Gabriela Montero, Sergio Tiempo, Anna Vinnitskaya, Sofya Gulyak, entre outros.
Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e do I Prêmio Camargo Guarnieri (2009), foi Regente Titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Natural de São Paulo, é Bacharel em Violino pela Unesp e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts.
Nos últimos anos, Arakaki tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês a mais de 70 cidades brasileiras.
O regente faz um convite especial para que a população compareça ao evento. “Tocaremos obras desde o período barroco, passando pelo período clássico, músicas do século vinte e encerrando com o lindíssimo Bolero de Ravel. Espero que vocês prestigiem essa primeira apresentação da Filarmônica em Passos”, afirmou.
Segue o programa completa do Concerto:
MÚSICA AQUÁTICA: SUÍTE Nº 2 EM RÉ MAIOR, HWV 349 – ALLA HORNPIPE | HAENDEL
O RAPTO DO SERRALHO, K. 384: ABERTURA | MOZART
SINFONIA Nº 5 EM DÓ MENOR, OP. 67 – I. ALLEGRO CON BRIO | BEETHOVEN
ABERTURA CARNAVAL ROMANO, OP. 9 | BERLIOZ
DANÇA ESLAVA, OP. 46, Nº 8 | DVORÁK
DANÇA HÚNGARA Nº 1 | BRAHMS
RELÂMPAGO E TROVÃO, OP. 324 | J. STRAUSS JR.
O GUARANI: PROTOFONIA | GOMES
SÉRIE BRASILEIRA: IV. BATUQUE | NEPOMUCENO
BOLERO | RAVEL