A Prefeitura Municipal de Passos em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), juntamente com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD), estão promovendo durante todo o dia 18 de maio, um evento em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, na Praça Geraldo da Silva Maia, contando com atividades físicas e culturais durante todo o dia
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data,
instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de
Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial,
adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova
trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Os Centros de Referencia Psicossocial, são serviços de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Os centros são separados em segmentos e adquirem siglas diferentes de acordo com o tipo de atendimento. O CAPS II, é destinado a pessoas que apresentam transtornos mentais moderados e graves. Já o CAPS AD é destinado a pessoas que apresentam transtornos decorrentes de uso abusivo ou nocivo de álcool e outras drogas.
Os atendimentos ofertados por esse centros são individuais e em grupo, atendimento e a família, oficinas terapêuticas, dentre outros. Realizados por equipe multi profissional, com profissionais da assistência social, enfermagem, farmácia, medicina, psicologia e terapia ocupacional, além do corpo técnico.
Os Centros funcionam de segunda a sexta feira, das 07:00 as 17:00
CAPS II
Rua São Gabriel, nº160- Vila Rica
Telefone: 3521-4246
CAPS AD
Rua Turquesa, n]. 1874- Aclimação
Telefone: 3521- 9259