Aconteceu na manhã dessa segunda- feira, (09) na sede da CISMIP (Consórcio Intermunicipal Saúde Microrregião Passos) uma reunião de apresentação prestação de contas financeiras de 2017.
Estavam presentes o prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o prefeito de Piumhi Adeberto José de Melo, o vice- prefeito de Bom Jesus da Penha, Nei André Freire, o prefeito de Fortaleza de Minas, Adenilson Queiroz, o diretor de saúde de Guaxupé, João Neto, o prefeito e vice de Itaú de Minas, Ronilton Gomes Cintra e Otacílio Teixeira Neto e a prefeita de São João Batista do Glória, Aparecida Nilva dos Santos.
Na ocasião foi abordado todo o balanço patrimonial e a demonstração de resultados do último ano, explicado pelo contador, Antônio de Pádua Cardoso: “o consórcio hoje possui uma situação financeira estável com um superávit para despesas de curto prazo, chamado de “recursos financeiros para custear restos a pagar”, as dívidas de longo prazo são apenas pagamentos de impostos compactuados com o Estado. Em relação a nossas receitas e despesas, no exercício de 2017 fechamos com um superávit financeiro de 105 mil reais e receita total do consórcio em três milhões e trezentos e oitenta e oito mil reais”.
O CISMIP tem por finalidade a promoção de ações e serviços de qualidade relacionados à saúde, representando o conjunto dos seus associados em assuntos de interesse comum, perante quaisquer órgãos públicos ou privados. Os serviços prestados pelo consórcio estão preferencialmente relacionados com o atendimento aos casos de média e de alta complexidade, ficando os serviços considerados como básicos a cargo de cada um dos municípios associados.
Por meio do consórcio são disponibilizados procedimentos clínicos e cirurgias de média e alta complexidade, de forma complementar aos executados diretamente pelos municípios associados e de acordo com os princípios éticos e regulamentares do Sistema Único de Saúde.
Para usufruir desses benefícios o munícipe deve em contato com a Secretaria de Saúde da cidade, que a partir de análise médica do paciente pode encaminhá-lo até a CISMIP. Também é possível procurar diretamente o consórcio, que realiza diversos tipos de procedimentos como: consultas, exames e cirurgias possuindo valores menores do que as instituições particulares, com consultas custando 120 reais e procedimentos como ultrassom em 80 reais.
O consórcio possui parcerias com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e de São Sebastião do Paraíso, além de hospitais e clinicas nos municípios de Alpinópolis e Itaú de Minas, atendendo cerca de 130 pessoas por dia.