Em cerimônia oficial ocorrida na manhã desta sexta-feira (7), a Prefeitura de Passos inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Professora Maria Helena Vieira Lemos Maia”. A obra foi realizada no Bairro Jardim Casarão e dá lugar à antiga, e extinta, creche Nahim Simão. O evento foi marcado pela emoção dos familiares da homenageada, que teve seu nome escolhido para denominar o novo Cemei, e por apresentações artísticas e culturais de alunos da rede municipal de ensino.
Estiveram presentes o prefeito Ataíde Vilela, o vice-prefeito Ademir José da Silva, a secretária de Educação, Cultura Esporte e Lazer, Pilar Aparecida Lemos Faria, o suplente de deputado federal Renato Andrade, o secretário de Obras, Habitação e Serviços Urbanos, Hélvio Vieira Maia, que é filho da homenageada e falou em nome dos demais familiares presentes, e o vereador Hilton Silva, autor proposição de lei que deu nome ao Cemei do Casarão.
A secretária Pilar fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado desde a primeira administração de Ataíde Vilela (2005-2008), quando levantou-se a necessidade de mais escolas para o atendimento de crianças de zero a cinco anos, e que esse já e o sétimo Cemei inaugurado ao longo desse período.
“A política de educação é prioridade para nosso prefeito Ataíde Vilela e também é, sem dúvida, uma prioridade da nossa secretaria. Nosso pensamento é levar qualidade de vida para todas as crianças do nosso município”, ressaltou Pilar.
O prefeito Ataíde Vilela aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas sobre as obras que estão sendo realizadas em toda cidade, como a ligação das avenidas Sabiá e José Caetano de Andrade, que em breve estarão concluídas, das diversas ruas que estão sendo asfaltadas no Casarão e em outros bairros, além de reforçar seu compromisso com uma educação de qualidade no município.
“Se nós queremos uma cidade pacífica, é importante cuidar bem das nossas crianças, pois elas são o futuro da nossa cidade e do país. O melhor caminho é cuidar das nossas crianças. Nós queremos que a comunidade seja parceira para conservar nossos bens públicos e que todos ajudem a cuidar bem da nossa cidade”, observou Ataíde.
A nova unidade de educação infantil do município irá atender 120 alunos, de zero a cinco anos em tempo integral, que a partir da próxima terça-feira já começam a frequentar a escola. Parte dessas crianças é da creche Nahim Simão, fechada no ano passado pela diretoria da associação que a administrava. Para não deixar as meninas e os meninos da antiga creche desamparados, a Prefeitura assumiu a responsabilidade, matriculando-os no ensino infantil, num espaço improvisado enquanto o Cemei era construído.
O padre Sebastião Marcos Ferreira, da Paróquia de São Benedito, abençoou as instalações e a banda de música do 12º Batalhão da Polícia Militar abrilhantou ainda mais a cerimônia executando vários números musicais.