A Prefeitura de Passos, através Vigilância Epidemiológica e a Sanitária, realizaram no sábado dia 19 de março uma ação para investigar casos suspeitos de intoxicação alimentar. A ação teve inicio após a Epidemiologia receber as notificações de dez pessoas com sintomas de intoxicação da Unidade de Pronto Atendimento.
A referência Técnica de Notificações da Epidemiologia recebeu 07:30 horas, as notificações de 10 pessoas com suspeita de intoxicação alimentar, a Vigilância Sanitária foi acionada dando inicio nas investigações. A equipe realizou uma investigação domiciliar em todos os casos suspeitos, durante a visita os pacientes informaram onde haviam consumidos os salgados.
Os estabelecimentos relatados pelos pacientes foram notificados pela Vigilância Sanitária, que também recolheu os salgados com suspeita de contaminação para análise. As amostras foram enviadas para FUNED em Belo Horizonte para identificação do agente causador da DTA (doença Transmitida por alimentos), juntamente com amostras coletadas dos pacientes. O alimento era produzido por um único fornecedor.
A Vigilância Sanitária orienta para que a população fique atento aos locais que vendem alimentos pronto para consumo, e que consuma alimentos em estabelecimentos que possuem alvará Sanitário.