Chamada de Uaitec-Unidade Educandário de Passos, esse é um dos quase 100 polos da Uaitec, que é um programa criado pelo governo estadual e desenvolvido pela Sectes para permitir o acesso das pessoas à formação universitária, visando a qualificação profissional e a expansão da geração de renda e riqueza.
A unidade foi inaugurada pelo prefeito Ataíde Vilela e pelo secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente José Gamarano – diretamente de Belo Horizonte, por videoconferência, na mesma sala em que os alunos terão cursos à distância –, com as presenças de secretários municipais, vereadores, professores e futuros alunos da Uaitec. “É um presente para a cidade de Passos porque muitos desejaram e poucos conseguiram”, disse Gamarano, ressaltando o trabalho de Ataíde Vilela e do deputado federal Renato Andrade, que conseguiu a verba de R$ 1 milhão do governo federal através de emendar parlamentar, e lembrando que Minas Gerais possui 853 municípios e apenas cerca de 100 deles têm polos da Uaitec.
Após descerrar a placa de inauguração da unidade, o prefeito Ataíde Vilela discursou destacando o trabalho da secretária e da diretora municipais de Educação, respectivamente, Pilar Aparecida Lemos Faria e Neuza Maria Funchal Paiva, para o ensino de qualidade em Passos, e também a parceria com o deputado Renato Andrade, que, entre outras conquistas para a cidade, resultou na Uaitec. “Nós, insistentemente, temos falado desse tema da educação e estamos fazendo na prática. É através dessa parceria que estamos alavancando a educação em nosso município”, frisou o prefeito.
A Uaitec-Educandário começou a funcionar já com mais de 200 alunos inscritos, números atualizados por seu coordenador-geral em Passos, Juliano Silva Coelho, durante a cerimônia de inauguração. “É com muito orgulho que agora estamos oficialmente de portas abertas para a sociedade, oferecendo oportunidades de emprego e crescimento profissional”, disse.
Ao todo, são 74 cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Para se inscrever na Uaitec, basta saber ler e escrever, sendo que para cursos mais complexos são exigidos outros pré-requisitos escolares. A Uaitec-Educandário oferece a estrutura-padrão do Estado para os alunos de Passos, com duas salas de videoconferência, com lousa interativa digital considerada um “recurso revolucionário” para a aprendizagem. Também à disposição dos alunos e da comunidade, duas salas de inclusão digital e uma sala de educação virtual.