Na tarde desta quarta-feira, dia 16 de novembro, no Parque da Estação, os alunos da Escola Estadual São José entregaram à Prefeitura Municipal de Passos as maquetes projetadas por eles sobre a Estação Cultura e a Capelinha da Penha.
A professora de história Flávia Cardoso coordenou a execução do projeto desde o início. Ela alega que os alunos cresceram junto com o projeto e começaram a questionar diversos aspectos dos patrimônios municipais tombados. Ao escolherem o Parque da Estação e a Capelinha como homenageados, os estudantes começaram a se envolver cada vez mais na história de Passos e em toda sua carga cultural. Os também professores de história, Ana Cristina e Wendell, ficam orgulhosos ao verem os alunos tão centrados e destacam a importância desta ação para toda a cidade.
Vitor Hugo Pereira da Silva, de 11 anos, fez parte da construção da maquete e diz que seu trabalho significa muito para a cidade. “Nós podemos aprender muito mais sobre a Estação e sobre história”. O estudante também alega que é importante para que a escola possa evoluir e fazer com que as crianças desenvolvam novas técnicas de estudo.
A Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Passos, Adriana Rocha, diz que o estudo feito traduz o pensamento dos jovens que, desde cedo, entendem a importância de preservar os bens culturais presentes na sociedade e se diz orgulhosa do belo ato de cidadania feito por todos da escola.