Cultura, diversão, alegria e emoção marcaram a noite de quarta (25/10), quando foi realizado o Festival Estudantil de Interpretação de MPB no IFSULDEMINAS - Campus Passos. Ao todo, onze instituições de ensino da cidade e região interpretaram canções que retratam a realidade brasileira ou características de seu povo.
Conforme os participantes e seus convidados iam chegando, os intérpretes logo corriam para afinar seus instrumentos, ajeitar o cabelo e checar uma maquiagem. Enquanto isso, as torcidas se reuniam para tirar uma foto.
O nervosismo também era visível no semblante desses jovens. Sabemos que não é fácil “abrir a noite” e, dessa forma, a ansiedade é inevitável. A estudante Aline Ferreira, da E.E. Professora Julia Kubitschek, foi a primeira a se apresentar, com a música País tropical, de Jorge Ben Jor e Wilson Simonal, e confessou que estava muito ansiosa. “Eu ensaiei bastante, já participei de dois festivais aqui em Passos, mas não adianta, sempre fico muito nervosa nessas ocasiões”.
Ser a escola anfitriã do evento também é não tarefa simples e por isso que os dez representantes do IFSULDEMINAS ensaiaram bastante e prezaram pela interpretação. “Durante várias semanas, a gente almoçava rápido para poder aproveitar o intervalo e ensaiarmos. Nós pegamos uma música forte (Brasil, de Cazuza), protestante, e buscamos mostrar isso no palco, com frases de protesto e a bandeira do Brasil”, contou o aluno Paulo Henrique de Oliveira Santos. Eles conquistaram o 4º lugar.
PREMIAÇÃO
Das onze escolas participantes, cinco foram selecionadas pelos jurados, que levaram em consideração qualidade de voz, afinação, interpretação e presença de palco.
O primeiro lugar ficou para o aluno Luis Felipe Garcia, do Colégio Educ, de Itaú de Minas, que interpretou a música Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
Ter o apoio de colegas e de uma torcida organizada é importante, mas isso não foi impedimento para que o Luis Felipe vencesse a disputa. Apenas o pai, a mãe e o irmão acompanharam o adolescente no Festival. “É uma alegria enorme, todos foram muito bem e eu não esperava esse resultado”, contou. E não esperava mesmo, tanto é que a mãe dele confidenciou que eles cogitaram irem embora antes dos jurados divulgarem o resultado. Ainda bem que decidiram ficar para receberem o troféu!
A Escola Estadual Dom João VI, de Alpinópolis, levará para a cidade duas premiações: o 3º Lugar, com a canção Admirável gado novo (Alceu Valença e Zé Ramalho) e um banner de melhor torcida. Torcida essa, de peso, com aproximadamente 30 pessoas vibrando por seus intérpretes, Alexandre e Claudinei. “Temos uma banda na cidade, mas esta é a primeira vez que participamos de um festival. Não sabíamos como seria o evento, estamos acostumados a tocar sertanejo universitário, mas gostamos de todos os estilos, valeu a pena”, contou Claudinei de Paula Júnior.
O jurado Márcio Aurélio Augusto (DJ Supla), parabenizou os organizadores do evento e contou que ficou encantado com a apresentação das escolas. “Nível da turminha foi bom, pessoal jovem, estavam participativos, alguns meio nervosos, é natural. Subir no palco não é fácil não. Mas não demos moleza não, fomos duros na votação, fomos fiéis”!
O PROJETO
Organizado pelo IFSULMINAS – Campus Passos em parceria com a Prefeitura Municipal de Passos, a Superintendência Regional de Ensino e a Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, o Festival objetiva difundir a música MPB entre estudantes de escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de Passos e região, contribuindo para o enriquecimento da cultura e repertório desse público, além de ser uma oportunidade de revelar talentos estudantis e estabelecer o intercâmbio entre as instituições de ensino.
O projeto contou com a participação de dois alunos bolsistas e 13 voluntários do IFSULDEMINAS, sendo três orientados para a Pré-Produção, três para o Planejamento, dois para Logística e Apoio, cinco para Cobertura Jornalística e Divulgação. Além disso, cerca de 10 professores e cinco técnicos administrativos participaram da organização direta do evento.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Heliza Faria, o Festival de Interpretação sempre foi um evento de muito sucesso em Passos, tendo sido organizado por dez anos pela então Fundação de Ensino Superior de Passos (o Festival Canta FESP - Interpretação de Música MPB).
"Ficamos felizes em reacender o evento, pois, além dele proporcionar entretenimento, revela talentos em nossas escolas e promove a valorização de nossa música popular de qualidade". E, para coroar esse momento, as idealizadoras e ex-organizadoras do Festival, Sílvia Maia, Eunice Blanco e Leia Suhadolnik, receberam uma homenagem, entregue pelo diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes.
Confira todas as fotos no Facebook do Campus Passos!
TODOS OS PARTICIPANTES (por ordem de apresentação):
Escola Estadual Professora Julia Kubitschek, de Passos
Intérprete: Aline
Música: País tropical, de Jorge Ben Jor e Wilson Simonal
Escola Estadual Lourenço Andrade, de Passos
Intérpretes: Monique e Alice
Música: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso
Escola Estadual Deus, Universo e Virtude, de Passos - 5º LUGAR
Intérpretes: Maria Luiza e Mateus
Música: Tocando em frente, de Almir Sater e Renato Teixeira
Colégio Tiradentes, de Passos
Intérprete: Caio. Backing: Sara, Ana Paula, Adriana e Milena
Música: Canto das três raças, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro
Colégio Del Rey, de Passos - 2º LUGAR
Intérpretes: Luiza, Ana Luiza e Yasmin
Música: Panis et Circenses, de Caetano Veloso e Gilberto Gil
Colégio Status Poliedro, de Passos
Intérprete: Rafaela
Música: Brasil Pandeiro, de Assis Valente
Escola Estadual General Carneiro, de São Roque de Minas
Intérpretes: Alessandra, Aniele, Andrielle, Thais, Nayara, Luanny e Ana Karolina
Música: O que é, o que é, de Gonzaguinha
Escola Estadual Coronel Antônio Domingos Ribeiro, de Bom Jesus da Penha
Intérprete: Elaine Correa
Música: Que país é este? ,De Renato Russo
Escola Estadual Dom João VI, de Alpinópolis - 3º LUGAR
Intérpretes: Alexandre e Claudinei
Música: Admirável gado novo, de Alceu Valença e Zé Ramalho
Colégio Educ, de Itaú de Minas - 1º LUGAR
Intérprete: Luis Felipe
Música: Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga
IFSULDEMINAS Campus Passos - 4º LUGAR
Intérpretes: Leticia e Marina. Backing Rayane, Ana Luiza, Vitória e Luiz Felipe