15 OUT 2014
Prefeito participa da aula inaugural do Pronatec/Sesi em Passos

O prefeito Ataíde Vilela participou da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nesta terça-feira pela manhã, na Casa da Cultura de Passos. O chefe do Executivo passense falou a cerca de 50 pessoas que se matricularam nos três cursos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi), do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). São os cursos de costureira, pedreiro de alvenaria e pedreiro de revestimento em argamassa.

Segundo o prefeito, as parcerias da Prefeitura para a realização dos cursos devem ser ampliadas em 2015. “Através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a Prefeitura está investindo nos cursos de capacitação profissional pelo Pronatec em Passos. Hoje, temos parcerias com o Sesi e com o Ifesuldeminas, mas já estamos acertando com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para levar esses cursos mais perto das pessoas, através das escolas municipais”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, disse os cursos em parceria com o Sesi e o Ifesuldeminas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) são oferecidos a cada seis meses, capacitando dezenas de pessoas em variadas profissões por semestre.

Neste semestre, os três cursos ministrados por instrutores do Sesi tiveram 60 vagas no total, 20 alunos por turma. A carga horária é de 220 horas, com 55 dias letivos. A previsão de término é dezembro.

“O intuito é que a pessoa se profissionalize e já saia empregado e em condição financeira melhor do que ela se encontra no momento”, disse a secretária. “Os cursos são totalmente gratuitos e o Pronatec, além dessa gratuidade, oferece auxílio alimentação e transporte para que o aluno consiga chegar à escola”, acrescentou.