A médica Luciana de Fátima Ribeiro, 32 anos, está há onze meses em Passos como médica do Programa Saúde da Família, atuando no PSF Santo Antonio no Bairro Coimbras.
Luciana treina Karatê há 21 anos, desde que veio morar em Passos ela montou um Dojô (área de treinamento) em casa onde está treinando e nos finais de semana vai até São Paulo para treinar com os professores.
Logo que chegou em Passos, a médica sentindo dores no ombro, descobriu que estava com uma lesão grave nos ombros, tendinite, bursite e graças ao trabalho feito com o Ortopedista Dr. Talmo de Melo Freire e os fisioterapeutas Caroline Negrão Silva e Eduardo Negrão Silva conseguiu boa recuperação e pode participar do Campeonato Brasileiro de Karatê em maio deste ano na cidade de Tubarão (SC) onde conseguiu a classificação para o mundial integrando a seleção brasileira de karatê.
De 28 de setembro a 1 de outubro participando do "7th Karatedo Goju-kai Global Championships" em Vancouver no Canadá, conquistou a medalha de prata, sendo a vice-campeã mundial de Karatê na categoria feminina faixa preta terceiro dan (grau) acima de 18 anos.
Para Luciana a prática de esportes a ajudou a diminuir o stress, mantendo o peso e lhe dando boas condições de saúde e disposição para exercitar seu trabalho. "Para mim é um grande alívio e uma grande satisfação, pois através do esporte pude conhecer muitas pessoas no mundo inteiro".
Por fim a médica deixa um recado recomendando a prática de esportes aos seus pacientes e a população em geral. "Esporte para mim tem a mesma importância que educação e saúde, o governo tem que dar a mesma importância ao esporte, pois esporte, educação e saúde caminham juntos, uma pessoa esportista vai ser disciplinada na vida, disciplinada nos estudos e vai cuidar mais da sua saúde, esporte é fundamental para todas as pessoas".