Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso que ocorreu em 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária promoveu na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro na sede da Associação Mineira dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG, a V Manhã do Cuidador.
O evento teve como público profissionais de saúde, em especial cuidadores de idosos, oportunidade em que foram ofertadas palestras com temas como: qualidade de vida do idoso, patologias e complicações do paciente acamado e cuidado com os idosos.
O médico geriatra e pneumologista Luciano Souza Pimenta abriu a manhã destacando a necessidade de planejar a vida para vivermos bem em qualquer idade, destacou a necessidade do cuidador de idosos estar sempre atento aos pequenos sinais dados pelo paciente e a importância de reportar esses sinais do paciente para os familiares e médicos.
Luciano abordou a importância da inclusão do idoso no cotidiano da família, segundo ele a convivência de gerações é muito importante e para os idosos melhora nas condições de saúde física e mental.
A apoiadora do NASF Fernanda Queiroz Pereira Soares informou ao público presente acerca das atividades da Secretaria Municipal de Saúde na promoção da melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.
A Fisioterapeuta Tatiane Roberta dos Santos Quintiliano relatou as patologias e complicações do paciente acamado e fez uma demonstração prática de mudanças de decúpito (posição) e destacou a importância de se elevar o paciente em 45º ao ingerir líquidos e alimentar evitando um grande problema que geralmente tem acometido os pacientes acamados que é a pneumonia por aspiração de alimentos e líquidos.
Encerrando a manhã a psicóloga da Santa Casa Danielly de Oliveira Dias, promoveu uma dinâmica com cerca de 50 cuidadores presentes trabalhando o tema "Cuidar de quem cuida".
Lucas Tomé de Lima que participou da capacitação e que está iniciando o trabalho como cuidador de idosos destacou a importância de se capacitar para o trabalho. "Todos nós chegaremos a velhice e aprender mais como melhorar a qualidade de vida do idoso é algo de extrema importância".
Questionado se não só o governo e os profissionais de saúde mas se também as famílias tem se preocupado com o envelhecimento da população, o geriatra e pneumologista Luciano Souza Pimenta respondeu que sim. "As famílias tem se preocupado com o envelhecimento da população, com o cuidado ao idoso e é importante a divulgação desses eventos para criar uma cultura na sociedade para que se tenha um olhar diferente para o envelhecimento, para que possamos ter no futuro uma melhor qualidade de vida para todos".