O Município de Passos foi classificado no Chamamento Público 001/2017 da Agência Nacional de Águas e receberá investimentos da ordem de 1 milhão de reais que serão destinados ao Projeto Bocaina.
Aprovado pela Câmara Municipal em julho deste ano, o projeto autoriza o Município através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (SAAE), a prestar apoio aos proprietários rurais no planejamento de ações e na adoção de práticas de conservação de solo e recuperação de áreas de preservação permanente no entorno do Ribeirão Bocaina.
O projeto vai ser implementado pelo SAAE em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e o Sindicato Rural de Passos por meio de ações e obras de conservação de solo e água (terraços, barraginhas e readequação de estradas rurais).
O edital da Agência Nacional de Águas - ANA refere-se ao Programa Produtor de Água que tem como foco o estímulo à política de Pagamentos por Serviços Ambientais - PSA, voltados à proteção hídrica do Brasil. Para tanto, o programa apóia, orienta e certifica projetos que visem a redução de erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, propiciando a melhoria de qualidade, a ampliação e a regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.