14 SET 2017
“Meu Primeiro Negócio” chega a Passos e estudantes de vão ter a experiência de gerir um negócio

Cerca de vinte e sete estudantes da Escola Nazle Jabur no Bairro Santa Luzia, sob a coordenação da Professora Fernanda Pádua Correa, deram início na escola ao “Projeto Meu Primeiro Negócio”.

O Meu Primeiro Negócio é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

O programa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Assim, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais capacitados.

Ao longo de 12 semanas, monitores, voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção e estudantes, se encontrarão semanalmente por 3h30min para aprender conceitos como livre iniciativa, mercado, produção e comercialização de um produto.

Na Escola Nazle Jabur os instrutores que se voluntariaram no projeto são: Cilmara Lucchesi, Paulo Henrique dos Reis (Paulo Reis) e Tácito Lemos Pereira.

Gabriela Vilela, Agente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), explicou que o “Meu Primeiro Negócio”, é um projeto piloto do Governo do Estado de Minas Gerais e em Passos foram escolhidas duas escolas: a Escola Estadual Nazle Jabur e a Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek onde o projeto será desenvolvido de setembro a dezembro.

Os alunos participantes vão estar desenvolvendo nesses quatro meses uma miniempresa para que possam, com os conteúdos ministrados, aprender como produzir um produto, como vender, cálculo de impostos, todos os custos fixos de uma empresa, segundo Gabriela, “os estudantes vão ter um aprendizado para toda a vida, vão aprender como realmente criar uma empresa”.

Fernanda Pádua Correa, professora coordenadora do projeto na Escola Nazle Jabur, disse que apresentou o projeto aos estudantes de nível médio da escola e os candidatos que tiveram vontade de se integrar ao projeto hoje estão participando, segundo Fernanda “essa é uma excelente experiência pessoal para os alunos complementando sua formação, onde eles poderão ter uma ideia do que fazer fora do Ensino Médio, de se localizar no mercado de trabalho”.

O estudante Danilo, de 16 anos, se mostrou bastante motivado em aprender com o projeto e especialmente em atuar na área de finanças.

Cimara Lucchesi, uma das instrutoras, gostou muito do projeto, pois seu perfil é de empreendedora, com experiência em marketing e vendas e ela pretende trabalhar com os alunos participantes do projeto o autoconhecimento que segundo ela é uma temática que não é abordada nas escolas.

Cilmara acredita que o aluno conhecendo melhor sua própria essência tem maior facilidade na escolha profissional, segundo ela: ”pessoas que se conhecem e fazem sua escolha profissional de acordo com sua própria essência são profissionais mais felizes, mais bem-sucedidos e poderão contribuir para um mundo melhor”.

O “Programa Meu Primeiro Negócio” é um dos programas da Sedecs para fomentar empreendedorismo e inovação em Minas Gerais.