05 SET 2017
Inauguração de nova sede da Defensoria proporciona um melhor atendimento à população

No final da tarde da última segunda-feira, 04 de setembro, foi inaugurada na Rua Doutor Bernardino Vieira, 241 no centro a nova sede da Defensoria Pública em Passos.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, o prefeito de Passos esteve presente e na ocasião assinou um Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Passos e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais para a busca de soluções extrajudiciais no atendimento das demandas de saúde da população.

A defensoria passa a contar com salas individuais para o atendimento a população, além da sede estar situada na região central da cidade facilitando o acesso dos cidadãos.

A Defensoria Pública é responsável por prestar assistência jurídica e gratuita aos cidadãos vulneráveis, promovendo a solução extrajudicial de conflitos e conscientizando a população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.

A Secretária Municipal de Saúde Elexandra Helena Bernardes, destacou a importância do Termo de Cooperação Técnica como uma possibilidade de diálogo do poder público com a população, alinhando os fluxos de atendimento de saúde, prestando um atendimento de forma de vida à população e garantindo o princípio da equidade, sendo que as decisões serão sustentadas por pareces técnicos  garantindo que os casos mais graves terão suas demandas atendidas de forma mais ágil.

Representando o Poder Judiciário, o juiz de Direito da Comarca de Passos Dr. Ademir Bernardes de Araújo Filho, prestou uma homenagem a Defensoria Pública e disse que o "fórum é um grande hospital de almas, na justiça a pessoa deposita sua última chama de esperança de ver um patrimônio assegurado, um direito seu resguardado e efetivamente ver a Constituição ser cumprida e tudo isso começa em grande parte das vezes na Defensoria Pública, no Ministério Público, funções essenciais a justiça na busca da aplicação do direito".

O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais Dr. Eduardo Cirino Generoso disse "estar muito feliz em ver o município de Passos se aproximando mais da Defensoria Pública propiciando um melhor atendimento aos cidadãos", ressaltou também que a nova sede da Defensoria oferece melhores condições de trabalho aos defensores públicos e propicia um espaço mais apropriado para o atendimento aos cidadãos carentes.