04 SET 2017
IFSULDEMINAS organiza Festival Estudantil de Interpretação de MBP

Estão abertas as inscrições, até 14 de setembro, para o Festival Estudantil de Interpretação de MPB, que será realizado no dia 25 de outubro, a partir de 18h, no IFSULDEMINAS - Campus Passos.

Organizado pelo IF em parceria com a Prefeitura Municipal de Passos, a Superintendência Regional de Ensino e a Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, o Festival objetiva difundir a música MPB entre estudantes de escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de Passos e região, contribuindo para o enriquecimento da cultura e repertório desse público, além de ser uma oportunidade de revelar talentos estudantis e estabelecer o intercâmbio entre as instituições de ensino.

O projeto contará com a participação de dois alunos bolsistas e 13 voluntários do Campus Passos, sendo três orientados para a Pré-Produção, três para o Planejamento, dois para Logística e Apoio, cinco para Cobertura Jornalística e Divulgação. Além disso, cerca de 10 professores e cinco técnicos administrativos deverão participar da organização direta do evento.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Heliza Faria, o Festival de Interpretação sempre foi um evento de muito sucesso em Passos, tendo sido organizado por dez anos pela então Fundação de Ensino Superior de Passos (o Festival Canta FESP - Interpretação de Música MPB). "Ficamos felizes em reacender o evento, pois, além dele proporcionar entretenimento, revela talentos em nossas escolas e promove a valorização de nossa música popular de qualidade".

PÚBLICO-ALVO:

Alunos matriculados e frequentes no Ensino Fundamental (de 5º a 9º série), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Fundamental e/ou Médio).

INSCRIÇÕES

Deverão ser realizadas no site do campus, no período de 04 a 14/09/2017, até o limite de 15 escolas participantes. Havendo 15 participantes inscritos antes da data limite, as inscrições serão encerradas antecipadamente e os excedentes, se houverem, serão informados pela comissão.

ORGANIZAÇÃO

O IFSULDEMINAS fez a seleção das 50 músicas aptas a serem interpretadas no Festival (confira aqui). A escola que se inscrever primeiro escolhe primeiro, cabendo às demais escolher outra música disponível da lista apresentada pelo IFSULDEMINAS. Não pode haver repetição de música por duas ou mais escolas. Cada escola terá direito a um representante, em apresentação solo ou em grupo, ficando a escolha desse representante sob a responsabilidade da mesma.

ESCOLHA DA CANÇÃO A SER INTERPRETADA

Através de pesquisa histórica, a comissão organizadora selecionou uma lista de 50 canções da Música Popular Brasileira que retratam, em suas letras, a realidade brasileira e/ou características do povo brasileiro. No formulário de inscrição, a escola deverá informar cinco opções diferentes de músicas retiradas da lista fornecida pelo IFSULDEMINAS. Em caso de coincidência na primeira opção, será escolhida a segunda, e assim por diante. Se porventura as cinco indicações forem coincidentes com as escolhas de outras escolas, a organização entrará em contato com a escola para a escolha de uma nova canção. A ordem de escolha da música será a de inscrição, sendo o primeiro a se inscrever, também o primeiro a ter direito de utilizar a sua primeira opção. A música escolhida primeiro é retirada da lista e assim, sucessivamente, até a 15ª escola. Após o término do prazo das inscrições (14/09), a comissão organizadora publicará, no site do IF, a lista das escolas participantes e as músicas que cada uma irá apresentar no Festival.

APRESENTAÇÃO

A apresentação será feita na noite do dia 25 de outubro. O pré-agendamento da passagem de som (que ocorrerá no mesmo dia, de 11h às 17h) e a ordem de apresentação serão por sorteio, a ser realizado na reunião geral do dia 5 de outubro de 2017, às 17h30, no IFSULDEMINAS, sala 414, na presença de representantes das escolas, não sendo permitida a alteração na ordem estabelecida. A escola a se apresentar não poderá ultrapassar o tempo máximo de 10 minutos de preparação, a contar da liberação do palco, salvo por problemas de ordem técnica e outros previamente comunicados pela equipe organizadora. A apresentação dos intérpretes será feita em palco montado pela comissão organizadora. A comissão organizadora disporá, no palco, de equipamento básico para atender os músicos.

PREMIAÇÃO

Serão concedidos troféus aos cinco primeiros intérpretes colocados. Todas as escolas participantes receberão Certificado de Participação. Será concedido um banner para a melhor torcida, julgada a partir dos seguintes quesitos: educada, uniformizada, alegre, numerosa e criativa. A torcida é proibida de usar instrumentos sonoros.

JÚRI e JULGAMENTO

O júri será composto por 10 convidados, sendo pessoas de notório conhecimento de música. O nome dos jurados será revelado no dia da apresentação e sua escolha é de estrita competência dos organizadores. Os jurados avaliarão os seguintes quesitos, com notas de 5 a 10, para os intérpretes: qualidade de voz, afinação, interpretação e presença de palco. O júri declarará os vencedores pela soma das notas nos quesitos julgados. Não será admitido empate.