25 AGO 2017
Proposta de educação empreendedora mobiliza professores

Aconteceu na manhã de 25 de agosto na Escola Municipal Professora Ângela Aparecida da Silveira uma feira de empreendedorismo em que professores da própria escola, além de professores da Escola Municipal Profª Luzia de Abreu e dos Centros Municipais de Educação Infantil Profª. Maria de Lourdes Vasconcelos Moura(Tutuka), Profª Maria Gomes Vasconcelos Marino e CEMEI Maria Helena Vieira Lemos Maia puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a capacitação "Jovem Empreendedor Primeiros Passos".

Ana Carolina Pessoni, assistente do SEBRAE, destacou que "essa capacitação Jovem Empreendedor Primeiros Passos é um curso que o SEBRAE disponibiliza para as escolas com o intuito de capacitar os professores para trazer a educação empreendedora nas instituições de ensino.

A Prefeitura Municipal de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e a Sicoob Saromcredi iniciaram a capacitação pela Escola Municipal Profª Amélia Jabace e pela Escola Municipal Prof. Ananias Emerenciano e a segunda capacitação com essas cinco escolas aconteceu essa semana na Escola Municipal Profª Ângela Aparecida da Silveira.

O objetivo da capacitação é desenvolver estratégias para que os professores consigam repassar esses conhecimentos para os alunos, promovendo a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras.

Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, estimulando-o a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática.

Assim, a Educação Empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.

Cleida Reis de Pádua Dias, diretora da Escola Municipal Professora Ângela Aparecida da Silveira, destacou: "durante esses três dias de capacitação tivemos um envolvimento muito grande dos professores para aprender sobre empreendedorismo e nós terminamos agora com essa feira maravilhosa que os professores puderam praticar as técnicas de empreendedorismo".

O objetivo final é promover a Feira do Jovem Empreendedor com os alunos repassando as técnicas apreendidas aos estudantes.