22 AGO 2017
Programa mineiro beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social

O Programa Juventudes do Governo de Minas busca contribuir para a emancipação, a autonomia e a inclusão social e produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em municípios do Estado de Minas Gerais, e tem como objetivos:

•         Fomentar a cooperação intergovernamental e intersetorial visando favorecer a promoção dos direitos dos jovens;

•         Aprimorar e ampliar a oferta de ações e serviços de promoção e proteção voltados para jovens;

•         Incentivar a participação social, política e cultural de jovens.

O programa leva em conta a vocação dos moradores e o potencial econômico da região e tem como intuito traçar ações de capacitação profissional e orientação profissional.

Em Passos cerca de 60 jovens entre 15 a 29 anos, participam de cursos como: Confeitaria, Organização de Eventos e Mecânico de Motocicletas, sendo que as aulas acontecem no Centro de Aprendizagem Pró-menor - CAPP.

Visando alcançar seus objetivos, o Programa Juventudes desenvolve Projetos, por meio dos quais coloca em prática ações que buscam produzir alterações nas condições de vida do público jovem morador de regiões intramunicipais priorizadas pelo Programa.

Os Projetos do Programa Juventudes traduzem as ideias e concepções do Programa em atividades voltadas para a promoção da autonomia jovem; promoção compreendida como a oferta intergovernamental e intersetorial qualificada de políticas públicas capazes de dar suporte para que os jovens possam construir, com liberdade, trajetórias de inclusão e participação na vida social e política, com possibilidade especial de intervir no aprimoramento e inovação do Programa Juventudes e demais políticas voltadas para o público jovem.

Há priorização para os seguintes jovens:

•         Chefes de Família e/ou com filhos;

•         Com deficiência;

•         Egressos(as) de medidas socioeducativas;

•         Egressos(as) do sistema prisional;

•         Em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto;

•         Em cumprimento de alternativas penais;

•         LGBT;

•         Que não estudam e/ou não trabalham;

•         Vítimas de violência doméstica e/ou de gênero.

O direito de jovens à profissionalização, ao trabalho e à renda, exercido em condições de liberdade e segurança, orienta o Programa Juventudes a instituir o Projeto Trampos – Promoção da Inclusão Produtiva Jovem como aquele que buscará criar e ofertar aos jovens moradores das regiões priorizadas pelo Programa Juventudes possibilidades de profissionalização e empreendedorismo em articulação com dimensões territoriais e sua condição juvenil.