Nasceu em Passos no dia 9 de maio de 1.891, órfão de pai, passou a vida ao lado do avô e da mãe Ignês de Castro Lemos. Trabalhou para seu avô nas lidas rurais, e posteriormente, tornou-se boiadeiro. Casou-se primeiramente com Francisca de Melo Lemos e com o falecimento dela, casou-se novamente com Antonieta Coelho Lemos em 10 de fevereiro de 1.917.
Quando imperou no país o regime discricionário no anos de 1.945 e 1.946, período em que foram fechados o Congresso Nacional e os órgãos executivos municipais, então no poder, e implantada a interventoria nos governos estaduais e municipais, José Caetano Lemos, mais conhecido pelo apelido de José Ananias, foi escolhido pelos líderes políticos locais para substituir Antônio Caetano de Andrade que então substituía outro prefeito nomeado, Geraldo Starling Soares. Houve reluta do escolhido em aceitar sua indicação.Só mesmo em reunião na casa do próprio após quase uma noite inteira, cedeu aos argumentos da Comissão encarregada de convidá-lo oficialmente. Após seu consentimento, seu nome foi levado ao interventor do Estado e por ele aprovado teve sua nomeação confirmada, inclusive pela Câmara local. Daí a facção política contrária impôs a José Caetano fortes e insistentes pressões para que ele não tomasse posse, mas tudo em vão, pois ele não admitiu faltar ao compromisso assumido.
Realizou o calçamento da rua Cristiano Stockler e Deputado Lourenço de Andrade apenas no trecho compreendido entre a rua Tenente Vasconcelos e Santa Casa.
Faleceu em 9 e julho de 1.971.