01 AGO 2014
Inscrições para concurso de raias e pipas começam segunda-feira

A Prefeitura de Passos começa a receber na próxima segunda-feira (4), das 11h30 às 17h30, as inscrições para o XXIII Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos, que será realizado em 24 de agosto, às 9h30, na Estação Cultura. Podem participar do tradicional evento qualquer pessoa com idade entre cinco e 80 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até 20 de agosto, no Departamento Municipal de Cultura, Palácio da Cultura ou Estação Cultura, todos órgãos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Passos.

No dia do concurso, os concorrentes terão 40 minutos para se exibir, sendo 10 minutos para verificação do brinquedo no solo pelos jurados e 30 minutos para empiná-lo. Após a ordem de encerramento, os participantes terão 10 minutos para descê-los.

O júri será formado por cinco pessoas que escolherão as três melhores raias nas categorias estabelecidas: raia mais bonita, raia mais original, maior raia, menor raia e raia com maior agilidade. Na categoria “a maior raia”, cada concorrente poderá ser ajudado por mais duas pessoas para colocá-la no ar.

Serão julgados critérios como originalidade, equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificados, ou prêmios ou medalhas.

Os concorrentes terão que ficar atentos ao regulamento do concurso para não ficar sujeito à desclassificação. A organização do concurso recomenda que as raias, pipas e papagaios sejam feitos com papel de seda, linha de algodão e bambu. A rabiola poderá ser de plástico ou papel, mas é melhor evitá-la porque, na maioria dos casos, segundo o Departamento de Cultura, o brinquedo se prende no fio de energia elétrica por causa dela.

Laçar a raia de outro candidato, usar cerol, linha metálica ou material cortante, usar material de difícil absorção pela natureza, como plástico, fio de nylon, fita magnética e papel laminado são passíveis de desclassificação. Não recolher a raia no tempo previsto ou empiná-la fora do horário e local de apresentação e a raia que não voar também são critérios de desclassificação do concorrente.

O concurso de pipas, raias e papagaios é um dos eventos de lazer mais disputados de Passos. No ano passado, 100 pessoas participaram da competição.