O prefeito de Passos, Ataíde Vilela, recebeu nesta quinta-feira à tarde o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior. A visita foi de cortesia e, como disse o reitor, teve também a finalidade de fortalecer o apoio da Prefeitura à universidade. O encontro teve as participações de diretores do campus de Passos da Uemg e da secretária municipal de Saúde, Angelita Dias Borges Orsolini.
A pactuação entre a Prefeitura e a Uemg para os alunos fazerem estágios obrigatórios foi outra pauta da reunião. “Viemos também pedir novamente o apoio da Prefeitura para os alunos realizarem suas práticas”, disse, mencionando a área de atenção primária na saúde.
O prefeito falou da importância dos estagiários para o serviço público municipal em várias áreas – administração, saúde, obras. “E é uma experiência muito positiva que oxigena o serviço público”, afirmou Ataíde, dizendo que é interesse da Prefeitura manter o convênio: “Em Passos, a Prefeitura é e sempre será parceira da Uemg.”
Falando do peso do município como polo regional, o reitor reafirmou o papel fundamental da Prefeitura no convênio com a Uemg. “Eu vim para fortalecer esse apoio e para agradecer a Prefeitura pela parceria”, disse.
O diretor administrativo do campus de Passos, Luiz Camilo Silveira Teodoro, falou que a Uemg tem mais de quatro mil alunos atualmente e que esse número poderá chegar a 6,5 mil quando todos os 27 cursos de graduação estiverem com suas turmas fechadas.
A diretora do campus, Tânia Maria Delfraro Carmo, fez um pedido para a Prefeitura instalar sinalização de trânsito no Centro Integrado de Recreação e Esportes (Cire), por causa do aumento do número de veículos com a transferência de alunos para o local.
Também participaram da reunião o assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Dickson Helinton de Castro, a vice-diretora Marisa da Silva Lemos e o assessor de comunicação da Uemg (de Belo Horizonte), Waldyr Vieira.