05 SET 2014
Passos comemora 192 anos da independência do Brasil

O Município de Passos comemora, domingo, o feriado nacional do 7 de Setembro, que celebra os 192 anos da independência do Brasil em relação à dominação da antiga metrópole, Portugal. Como ocorre todo ano, a Prefeitura promove o desfile cívico-militar a partir das 8h, na Praça Monsenhor Messias Bragança (Praça da Matriz), onde será instalado o palanque oficial com presenças das principais autoridades no município, entre elas o prefeito Ataíde Vilela, o vice-prefeito Ademir José da Silva e secretários municipais.

O desfile do 7 de Setembro é organizado pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que fez a programação do evento. Conforme a ordem do desfile, a concentração das instituições e entidades participantes será às 7h30, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Passos às 8h. Às 8h15 começa o desfile, com abertura da guarda bandeira do Tiro de Guerra, seguida dos instrutores do quartel e outros grupos.

A Polícia Militar vem em seguida, com a banda musical, o pelotão e as viaturas policiais. O desfile prossegue com a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, com apresentação da sua frota de viaturas, e com os carros antigos de Passos.

Também irão desfilar representantes do Lar São Vicente de Paulo, hospital psiquiátrico Otto Krakauer, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AABB, Leo Clube, Reintegrar, Jovens Unidos Demolays de Passos, os centros municipais de ensino infantil “Astrogilda C. Barbosa I e II”, “Maria de Lourdes”, “Maria Gomes de V. Marinho”, “Múcio de Alencar Viana”, “Professora Ivanize Prado”, “São Francisco”, “Sueli I. de Souza” e “Pré-Escola Municipal Professora Ana Maria Ribeiro”.

Os 192 da independência do Brasil também serão comemorados pelas fanfarras e pelotões de alunos das escolas municipais “Coronel Azarias de Melo”, “Dr. Manoel Patti”, “Professor Hilarino Moraes”, “Geralda Cândida”, “Oilda Valéria Silveira Coelho”, “Professora Emília Leal de Melo”, “Professora Ananias Emerenciano”, “Professora Francina de Andrade”, “Professor Silas Roberto Figueiredo”, “Professora Jalile Barbosa Calixto”, “Professora Ângela Silveira”, “Professora Amélia Jabace”, “Professora Luzia de Abreu Silva”, as escolas estaduais “Tancredo Neves”, “Nossa Senhora da Penha”, “Lourenço de Andrade”, “Dulce Ferreira de Souza”, “São José”, os colégios Tiradentes, São Francisco e Status.