29 AGO 2014
Cultura promove exposição de obras de arte de alunos da Apae

Foi aberta nesta quinta-feira, no salão do Palácio da Cultura, a II Mostra de Artes: Pintura em Tela – Nossas Mãos! de autoria de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A exposição é realizada em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, através do Departamento de Cultura. São mais de 20 quadros que podem ser vistos pelo público em curta temporada, até sábado, 30 de agosto, nos seguintes horários: sexta-feira, das 9h às 18h30, sábado, das 9h às 13h.

O evento foi aberto pela titular da Secel, Pilar Aparecida Lemos Faria, e pela diretora de Cultura, Taciana Lopes Baptista, que falaram da satisfação de representar a Prefeitura num evento artístico que incentiva ainda mais os portadores de necessidades especiais que vêm sendo educados pela Apae.

O vernissage da exposição teve momentos emocionantes, seja pelo resultado do trabalho da professora Ilcinéia Sanglard Carvalho, que orientou os alunos, seja pelo fato de um dos artistas, Wallace Ferreira dos Reis, ter terminado seu quadro, um barco a velas, poucos dias antes de falecer. O jovem de 23 anos morreu em consequência de uma convulsão no dia 15 de agosto de 2014.

“Foi muito bom! Como valeu a pena termos construído juntos!”, afirmou Ilcinéia, referindo-se às aulas de pintura que ministra para os jovens na oficina terapêutica da Apae. Após a exposição, eles levarão os quadros para casa.

A diretora da Apae, Maria Aparecida de Carvalho agradeceu a todos que vêm colaborando com a instituição nesses 43 anos de existência na cidade e convidou a todos para visitá-la e conhecer de perto o que é realizado para os alunos portadores de deficiência mental. “É importante, porque lá nós não ensinamos somente, nós aprendemos”, observou.

Também houve a apresentação de um número de dança por três alunas da Apae, igualmente emocionante para professores, pais e outras pessoas que foram apreciar a abertura da mostra, por testemunharem o empenho das garotas no aprendizado da coreografia.

Os quadros em exposição foram pintados por Júnior César Nogueira, Pâmela Aparecida Felizardo, Stanley dos Santos Silva, Aldo Alves Salgado, Cíntia Paula de Andrade, Danilo Caetano de Souza, Marcelo Henrique de Oliveira Silva, Wallace Ferreira dos Reis (1991-2014), Carlos Henrique dos Reis, André Rodrigues Sá dos Santos, Taísa Pimenta Faria, Ana Paula Aparecida de Oliveira, Ian Gabriel Silva Kanagusco, Douglas Alves de Oliveira, Carlos Henrique dos Reis, Lucas Kellvin Carlos da Silva, Edgar Oliveira Dias, Rithiele dos Reis Rodrigues e Fábio Henrique Sincinato.