29 AGO 2014
Escola de tempo integral é oficializada no Educandário

A Prefeitura de Passos fez a abertura oficial do projeto Mais Educação, com escola de tempo integral, nas escolas municipais Professor Hilarino Moraes e Professor Ananias Emerenciano, cujas atividades de contraturno são realizadas no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, através de parceria com o Município. A solenidade teve a execução do Hino Nacional e as presenças do prefeito Ataíde Vilela, do vice-prefeito Ademir José da Silva, da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pilar Aparecida Lemos Faria, e do diretor do Educandário, padre João Inácio Rodrigues, entre outros convidados, além de alunos, professores e voluntários do Mais Educação.

O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira e teve apresentações de algumas atividades desenvolvidas nessas escolas de tempo integral, onde cerca de 250 alunos do ensino fundamental são beneficiadas. O Município de Passos tem escola de tempo integral funcionando desde o ano passado em dez estabelecimentos da rede municipal de ensino, com participação de 1.726 alunos.

Para ampliar o programa na cidade, alcançando toda a rede municipal de ensino, o prefeito espera a construção e inauguração do Parque Municipal Educacional (em fase de projeto). “Tenho certeza absoluta que a escola de tempo integral será um marco para no município, para a região e para todo o país”, disse Ataíde Vilela, afirmando confiar na maior permanência dos estudantes na escola para que tenham melhores oportunidades econômicas e sociais no futuro.

Na solenidade, o diretor do Educandário saudou os participantes e falou da alegria dele e dos colegas padres em acolher as crianças do Mais Educação. “Vocês são muito bem vindos ao Educandário”, discursou.

A apresentação do programa teve também uma parte artística, com atuação de alunos. Dois grupos da Escola Municipal Professora Ananias Emerenciano, do Bairro Coimbras, apresentaram teatrinhos, com os temas “Chapeuzinho Vermelho” e “Sítio do Picapau Amarelo”.

Da Escola Municipal Hilarino Moraes (Jardim Aclimação) houve apresentações de capoeira e ginástica. Essas apresentações foram dirigidas por monitores do projeto nessas escolas: Messias Donizete Júnior (Ananias), Cremilda Souza Silva e Maciel Alberto Filho (Hilarino).

No final, um grupo de meninos da escola Ananias Emerenciano fez uma apresentação musical, “Janela Lateral”, a partir de gravação do cantor Milton Nascimento.

O Mais Educação dessas duas escolas está sendo realizado desde maio no Educandário, embora a abertura oficial tenha ocorrido nesta quinta-feira, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Educandário, já que não há espaço suficiente na Ananias e Hilarino para o desenvolvimento das atividades. Segundo a secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, essa parceria permitiu a ampliação do programa em Passos.  “O sonho do Ataíde é a escola integral e os padres nos procuraram para oferecer o espaço”, disse.

De acordo com a diretora de Educação, Neuza Maria Funchal Paiva, o Mais Educação depende da adesão das escolas, conforme ocorreu com as dez escolas participantes. “Os macrocampos (de atividades) são definidos pelo programa, mas são as escolas que decidem com quais irão trabalhar de acordo com suas necessidades”, informou.