28 AGO 2014
Prefeitura promove evento no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Passos realiza nesta sexta-feira (29) um evento para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O Nasf já promove ações contra o tabagismo por meio de grupos no âmbito do Programa de Saúde da Família (PSF) e na sexta-feira irá reforçar essas ações com atendimento especial na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário).

De formada antecipada, também será comemorado nessa data o Dia do Nutricionista, que ocorrerá em 31 de agosto. O evento será em frente à Casa da Cultura, das 8 às 11h30, e das 13h às 16h30. As ações visam à promoção da saúde, com avaliação nutricional, peso e altura (IMC), orientações sobre alimentação para o hipertenso, diabético, crianças, gestantes, idosos, além de aferição de glicemia, pressão e, para quem deseja parar de fumar, será recomenda a participação nos grupos antitabagismo das unidades de saúde.

“O objetivo desta ação é sensibilizar as pessoas fumantes a procurarem uma ajuda para cessar o vício, além de terem a oportunidade de conferir se a pressão e a glicemia estão dentro da normalidade. Iremos tirar dúvidas de como a pessoa poderá participar dos grupos que vêm sendo desenvolvidos em todos os PSF's do município e também orientações com psicólogos”, informa o coordenador do Nasf Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela lei federal nº 7.488, em 1986. Segundo o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo. A estimativa é de que um terço da população mundial adulta, o que equivale a um bilhão e 200 milhões de pessoas, seja de fumantes. A mesma fonte indica que 4,9 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do cigarro.

Ainda segundo o ministério, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, porque quase 90% das pessoas começam a fumar antes dos 18 anos. Como se não bastassem os malefícios específicos do fumo, o cigarro é classificado como droga – a segunda mais consumida entre os estudantes –, pois vicia e serve de porta de entrada para outros vícios.

“Evidências científicas e os próprios documentos da indústria do tabaco mostram que os aditivos são usados pelos fabricantes para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornar o sabor das marcas mais palatável para os jovens aspirantes de fumantes, assim como mascarar o sabor e o desconforto imediato da fumaça”, diz uma Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre o assunto.

“O Nasf convida você que é fumante e também a população em geral para o evento Dia Nacional de Combate ao Fumo e comemoração ao dia do nutricionista”, convida o coordenador.