27 AGO 2014
Prefeitura comemora 21 anos da Sala do Conto

A Prefeitura de Passos comemorou na segunda-feira (25), no Palácio da Cultura, os 21 anos de criação da Sala do Conto, mantida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) através do Departamento de Cultura. Para marcar a data, o departamento repaginou a “Sala” com nova pintura, adesivos com desenhos alusivos a histórias infantis e a fábulas contadas nessas décadas de funcionamento do espaço de incentivo à leitura.

O evento comemorativo teve as presenças do vice-prefeito Ademir José da Silva, da secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, e diversos convidados, entre eles alunos de cinco escolas de Passos. “Peço que Deus ilumine a todos para que continuem a realizar esse lindo trabalho”, disse o vice-prefeito, em seu discurso.

Em sua fala, Pilar Faria lembrou que antes da Sala do Conto ser criada a professora Regina Piotto já contava histórias para seus alunos na Escola Municipal Oílda Valéria Coelho, na zona rural. Então diretora da escola, Pilar sugeriu o projeto para a Secretaria de Educação na época, tendo sido implantado na Casa da Cultura em 23 de agosto 1993 até sua transferência para o Palácio da Cultura.

Dentre os convidados, o reverendo Antonio Lemos, da Associação dos Escritores de Passos, o presidente da Associação Beneficente São João da Escócia, Evandro Bogo, e das diretoras da Secel Neuza Maria Funchal Paiva (Educação) e Taciana Lopes Baptista (Cultura).

O cerimonial da solenidade foi conduzido pelo coordenador da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Júlio Mattar. Vários escritores, alunos e professores das escolas Francina de Andrade, Tancredo Neves, CIC, COC-São Francisco e Status também prestigiaram o evento.

Responsável pela Sala do Conto desde sua criação pelo Departamento de Cultura, a professora Regina Piotto apresentou o espaço renovado a convidados. Ela disse que este é seu último ano de trabalho em Passos, pois deve se aposentar em breve. Após sua saída, a Sala do Conto ficará sob a responsabilidade da Associação dos Escritores.

A professora observa que os primeiros alunos que ouviram as histórias do Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, entre outras, na Sala do Conto hoje estão casados e, agora, são seus filhos que passam por essa experiência lúdica. Segundo ela, esse projeto pode servir de exemplo para as escolas e também para a própria família.

“Os pais, os avós, podem contar histórias, as suas próprias histórias, para as crianças. Primeiro, porque eles vão conhecer a história de sua própria família e, segundo, porque é um treinamento. Aquilo que você pratica é o que você vai fazer no futuro. O primeiro passo para se tornar um bom leitor é aprender a ouvir. Então, contem histórias em casa”, recomenda Regina Piotto.