A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos realizou no último sábado (29), no Educandário Senhor Jesus dos Passos, mais um encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro envolveu mais de 100 educadores da rede municipal de ensino, entre professores do primeiro ao terceiro anos do ensino fundamental, pedagogas e educadores infantis que agregaram ao pacto para ampliar conhecimentos em prática pedagógica no ensino fundamental.
O PNAIC é um programa de capacitação do governo federal abrangente que envolve quase todos os municípios do Brasil e acontece desde o ano de 2013, com foco de capacitação principal direcionada aos professores do primeiro ao terceiro anos do ensino fundamental.
Na etapa de 2015, a capacitação trabalha temas importantes, dentre os quais a “Gestão Escolar” – reflexão sobre a gestão, a importância da mobilização de gestores para o sucesso de processos formativos, bem como a discussão sobre processos avaliativos; a “Organização do Trabalho Pedagógico” – assuntos como currículo, ciclo, avaliação, educação do campo, educação inclusiva e diversidade linguística; a “Criança no Ciclo de Alfabetização” – reflexões teóricas e relatos de experiência, debates sobre a necessidade de desenvolver no ambiente escolar ações pedagógicas que possibilitem a garantia de seus direitos, preservando a identidade da criança e de seu ambiente cultural; e a “Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização” – questões conceituais e reflexão sobre a difícil tarefa de articular as diversas áreas do conhecimento no processo de alfabetizar letrando.
A educadora e diretora do Departamento de Educação da Secel, Neuza Maria Funchal Paiva, é a coordenadora das ações do PNAIC na rede municipal de ensino de Passos e as orientadoras de estudos são Gleida Maria Freire Barreto, Maria Honória de Souza Lemos, Maria José de Castro Silva, Marli Dias de Oliveira e Rosangela Marques Couto, todas capacitadas através da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A expectativa do PNAIC é de que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final dos três primeiros anos do ensino fundamental, denominado Ciclo de Alfabetização Inicial, e que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas alcance um aumento considerável.
O currículo e todo material de estudos do PNAIC foram organizados e elaborados por mais de 90 profissionais da educação nacional. O material dos professores para a etapa de 2015 deve chegar na primeira quinzena de setembro. Um dos diferenciais do PNAIC é que os professores recebem do governo federal uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 mensais.
Em 2013, o encontro do PNAIC abordou como tema principal a língua portuguesa, enfocando a alfabetização na perspectiva do letramento, e ainda trouxe reflexões importantes sobre os direitos de aprendizagem das demais disciplinas trabalhando a interdisciplinaridade.
Em 2014, foi a vez da matemática, em que o PNAIC tratou da importância da ludicidade, dos jogos e da interação dos alunos com o conhecimento nos diversos eixos matemáticos como: sistema de numeração, conhecimentos geométricos, sistemas de medidas e educação estatística.