31 AGO 2015
Escola Professora Francina de Andrade comemora 106 anos

A Escola Municipal Professora Francina de Andrade (Dona França) comemorou nesta sexta-feira (28) seu aniversário de 106 anos. A direção da escola celebrou a data com um evento comemorativo que relembrou, através de apresentações artísticas dos alunos, alguns dos principais momentos da história da escola, uma das mais tradicionais de Passos, que conta com cerca de 800 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Aberto com um momento cívico, através das execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Escola – este cantado pelos alunos – o evento contou com a presença do prefeito Ataíde Vilela, da secretária de Educação, Cultura Esporte e Lazer, Pilar Aparecida Lemos Faria, da diretora da Escola, Rosália Maria Lemos Barbosa, do superintendente Regional de Ensino, Ricardo Medeiros, das diretoras municipais Neuza Maria Funchal Paiva (Educação) e Taciana Lopes Baptista (Cultura) e do presidente da Associação de Pais e Mestres da escola, João Rosário.

A diretora Rosália Maria Lemos Barbosa fez a abertura do evento e disse que era uma honra dirigir uma escola tradicional e tão importante para a cidade como a Francina de Andrade, e ressaltou o papel da educação como ferramenta de transformação na sociedade. “Através do nosso trabalho podemos mudar a realidade em que vivemos, e também o mundo”, afirmou.

A secretária de Educação Pilar Aparecida Lemos Faria, que foi diretora da escola entre os anos de 1998 e 2000, se emocionou ao lembrar sua passagem pela direção da escola, quando comandou o processo de municipalização da antiga escola Estadual Wenceslau Braz, que em 1998 se tornou municipal e passou a se chamar Francina de Andrade, em homenagem a ex-diretora que comandou a instituição no período entre 1976 e 1982. “É emocionante estar aqui hoje e ver que o Município não decepcionou o Estado, e hoje colhemos os resultados do trabalho que foi iniciado naquela época”, ressaltou Pilar.

O prefeito Ataíde Vilela novamente destacou a qualidade do ensino oferecido pelas escolas municipais e dos vários projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secel, como o Lego, a Robótica, para elevar a qualidade do ensino municipal. “Eu gostaria de parabenizar os alunos, professores e funcionários que fazem a história da Francina de Andrade. O trabalho e a dedicação de vocês é muito importante para a nossa cidade e merece sempre o nosso reconhecimento”, enalteceu o prefeito.

Após os pronunciamentos foram iniciadas as apresentações artísticas dos alunos e prestada uma homenagem às ex-diretoras da instituição, que tiveram suas fotos carregadas pelos alunos. Uma das apresentações teve o tema “A escola ontem e hoje”, encenada por alunos do 4º e 5º anos, sob a organização de Pedrinho Silva e Rafael Martins. Os alunos cantaram os parabéns com as Liras da fanfarra da escola.  Ao final, foi servido um café para os presentes.