28 AGO 2015
Quase 100 pessoas vão disputar concurso de raias e pipas

Acontece neste domingo, 30 de agosto, o tradicional Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos, evento promovido pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município. Neste ano, 97 pessoas, com idades de cinco a 80 anos, se inscreveram para a competição, que será realizada pela 25ª vez, sempre na Estação Cultura, a partir das 9h30.

O tema do concurso deste ano são os 150 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia, completados em 16 de abril. Os participantes vão disputar os prêmios em cinco categorias: a raia mais bonita, a raia mais original, a maior raia, a menor raia e a raia com maior agilidade.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze e mais um brinde. Os demais participantes poderão se sorteados com brindes ofertados por lojas do comércio de Passos.

Um júri de cinco pessoas irá avaliar os brinquedos voadores nos critérios de originalidade, equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura.

De acordo com o regulamento da competição, os concorrentes terão 40 minutos para se apresentar. Serão dez minutos para verificação da raia, pipa ou papagaio no solo, pelos jurados, e mais 30 minutos para empiná-la. Findo esse prazo, a pessoa deverá trazê-la para o solo em até dez minutos, após a ordem de encerramento.

Na apresentação ao júri, às 9h30, os concorrentes terão que portar a ficha de inscrição e o brinquedo com seu respectivo número de inscrição afixado de forma visível. O regulamento ainda permite que, na categoria “a maior raia”, o concorrente poderá ter ajuda de mais duas pessoas para empiná-la. “Cada candidato deverá trazer o carretel lacrado com ou sem carretilha e poderá inscrever somente uma raia”, diz o regulamento.

Para desestimular a deslealdade na competição, o Departamento de Cultura desclassifica quem laçar a raia do concorrente, usar cerol, linha metálica ou qualquer outro material cortante. Também não serão aceitos brinquedos feitos com material de difícil absorção pela natureza, que não seja biodegradável, tais como plástico, fio de nylon, fita magnética (de vídeo, gravador de áudio), fio metal, papel laminado e outros.

São permitidos papel de seda, linha de algodão, bambu para a armação da raia, pipa ou papagaio. Também é permitida a rabiola, podendo ser de papel ou plástico, mas o departamento faz uma recomendação: “Podendo evitar a rabiola, é melhor, pois na maioria dos casos, a raia prende no fio de energia elétrica por causa dela.”